Artigo .net Magazine 67 - Introdução à LINQ

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Conceitos básicos e usando LINQ com banco de dados

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

[lead]Do que trata o artigo

Language INtegrated Query, mais conhecida como LINQ, e seus conceitos básicos. Através de exemplos práticos, veremos como utilizá-lo a nosso favor e conhecer algumas das funcionalidades disponíveis.

Para que serve

O principal objetivo do LINQ é abstrair o acesso a dados em aplicações desenvolvidas sobre a plataforma .NET, possibilitando assim a interação com bancos de dados, arquivos XML, DataSets, objetos CLR etc.

Em que situação o tema é útil

O LINQ possibilita que sejam realizadas consultas em qualquer fonte de dados, com a grande vantagem de manter a mesma sintaxe de consulta, o que proporciona um baixíssimo nível de acoplamento em suas aplicações.

Resumo do DevMan

LINQ to SQL é uma parte da LINQ que possibilita o acesso à bases de dados SQL Server. Possuindo um servidor SQL podemos, através do LINQ to SQL, mapear toda a estrutura de uma base de dados, fazendo com que possamos trabalhar os dados relacionais como sendo objetos, através da linguagem C#. É importante ressaltar que o LINQ to SQL não utiliza um mecanismo próprio de busca para efetuar as consultas e comandos na base de dados, em vez disso, ele converte os comandos LINQ em consultas SQL, que então são enviadas para o servidor SQL para processamento. Uma vez que o SQL Server armazena os dados como em formato relacional e o LINQ trabalha com os dados encapsulados em objetos, existe a necessidade de utilizar a técnica de mapeamento objeto/relacional. Todos esses conceitos são examinados na prática neste artigo introdutório, onde primeiramente veremos os fundamentos do LINQ, em objetos simples, e a seguir vamos consultar um banco de dados SQL Server que armazena informações de um BLOG.[/lead]

Com uma enorme evolução durante décadas das tecnologias para desenvolvimento de software, chegamos a uma grande estabilidade. Hoje para os programadores é extremamente natural ao pensar em desenvolvimento, pensar em OO (Orientação a Objetos), o que inclui recursos como classes, métodos e objetos.

Mas qual será então o grande desafio do desenvolvimento de software? Sem dúvida um dos principais é manipular, integrar e navegar em informações que não são nativamente orientadas a objetos. Um exemplo clássico é a manipulação de bases de dados relacionais ou arquivos XML, por exemplo. Ao manipular qualquer tipo de informação que não “seja OO”, precisamos fazer um grande esforço para que o desenvolvimento seja realizado de maneira rápida, correta e com qualidade.

Para auxiliar na resolução deste problema a Microsoft criou a LINQ"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?