Do que trata o artigo

Este artigo apresenta a utilização das tecnologias ASP.NET MVC e Subsonic juntamente com o template MVC Starter Template, através do desenvolvimento de um pequeno exemplo de aplicação Web que funcionará como uma agenda de contatos simples.

Para que serve

O ASP.NET MVC é utilizado com a finalidade de separar a aplicação ASP.NET em camadas fazendo com que a arquitetura da aplicação seja visualizada separadamente e sua manutenção seja mais fácil. O Subsonic por sua vez tem como finalidade fazer a integração da aplicação com o banco de dados de forma mais simples através da criação de classes para as tabelas do banco de dados.

Em que situação o tema é útil

A utilização da combinação ASP.NET MVC, Subsonic e MVC Starter Template permite o desenvolvimento de aplicações Web usando boas práticas de desenvolvimento. As tecnologias aqui apresentadas são bastante úteis para auxiliar o desenvolvedor na criação de sites baseados no padrão MVC, ajudando também na criação automática do código de acesso a dados e classes de domínio.

Resumo do DevMan

Este artigo mostrará um exemplo prático de como utilizar a tecnologia ASP.NET MVC da Microsoft, através da criação de uma agenda de contatos, onde será possível realizar as operações básicas de cadastro e consulta. Ao desenvolver o exemplo, conheceremos detalhes da utilização de Controllers, Actions e Views.

Uma das grandes preocupações dos últimos tempos em relação ao desenvolvimento de um software é a produtividade. A cada dia surgem novas empresas de desenvolvimento fazendo com que a concorrência no mercado aumente e, diante desse cenário, a rapidez na entrega de um software pode ser um fator decisivo no sucesso de uma empresa. E todos sabemos que, no intuito de entregar um software mais rapidamente, muitas vezes abrimos mão de boas práticas de desenvolvimento. Por exemplo, a utilização de padrões como MVC requer mais tempo de desenvolvimento, além de maior conhecimento técnico por parte da equipe.

MVC é um padrão de arquitetura de software que tem se tornado muito popular no desenvolvimento de aplicações Web, principalmente no meio do software livre. O MVC propõe que a aplicação seja dividida em três camadas ou partes:

Model: é a camada ou componentes da aplicação responsável por manter o estado dos dados. No Model temos uma representação em objetos dos dados do nosso banco. Por exemplo, podemos ter no Model uma classe Produtos que irá representar os dados da tabela Produtos do banco de dados;

View: é a camada responsável por exibir os dados ao usuário. É basicamente a interface da aplicação, e em uma aplicação ASP.NET a interface pode ser uma página ou controle de usuário. Como exemplo podemos ter uma página Produtos.aspx que terá os controles necessários (Labels, TextBox’s, CheckBox’s, DropDownLists etc.) para exibir e editar os dados de um objeto da classe Produto;

Controller: esta camada é responsável por gerenciar a interação com o usuário final, manipulando a camada Model, e até definindo qual View será utilizada para exibir a interface ao usuário. Em uma aplicação MVC, a camada View é usada apenas para a exibição dos dados, é o Controller que responde às entradas e interações do usuário.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo