Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Na segunda parte deste artigo continuaremos vendo as principais novidades do Visual Studio 2010 e do .NET Framework 4.0, abordando inúmeros aspectos inovadores, incluindo a nova ferramenta de testes chamada Test and Lab Manager, interoperabilidade com o Office, melhorias no WPF, o novo Entity Framework entre outros.

Para que serve

Desde o lançamento da primeira versão o Visual Studio se consolidou como um IDE poderoso e versátil. O Visual Studio 2010, juntamente com o .NET Framework 4.0, trazem dezenas de novidades que darão maior poder para os desenvolvedores. É fundamental que essas novidades sejam conhecidas e principalmente entendidas para que tenhamos condições de avaliar os cenários onde poderemos utilizar estes novos conceitos em nosso benefício.

Em que situação o tema é útil

São tantas as novidades trazidas pelo Visual Studio 2010 em conjunto com o .NET Framework 4 que pode levar um tempo até que os desenvolvedores as insiram em seus “cintos de ferramentas” e comecem efetivamente a aplicá-las em projetos reais. Com esta série de artigos vamos abordar essas novas funcionalidades para que possamos em pouco tempo aplicá-las em situações reais.

Resumo do DevMan

O Visual Studio é um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento para criar aplicativos Web ASP.NET, Web Services, aplicativos para desktops e aplicativos móveis. Em sua nova versão, o Visual Studio 2010, dezenas de melhorias e novidades trarão para os desenvolvedores mais simplicidade e melhores resultados. A segunda parte dessa série de artigos apresentará os novos recursos para criação de soluções baseadas em Office, as novidades do WPF, melhorias do .NET Framework 4.0 entre outras novidades.

Na primeira parte desta série de artigos sobre o Visual Studio 2010, pudemos conferir diversas melhorias introduzidas no IDE, como o Call Hierarchy, References Highlighting, suporte a “Search-as-you-type”, entre outras. Conhecemos as novas ferramentas para modelagem de arquitetura (Layer Diagram e Architecture Windows) e os diagramas UML, além do gráfico de dependências (Dependency Graph). Também vimos as melhorias para o editor de texto, as novas ferramentas para deployment e debug (IntelliTrace).

Agora é o momento de conhecer o que o .NET Framework 4.0 traz de novo. Veremos através de um exemplo de interoperabilidade com o Excel e o Word alguns novos conceitos introduzidos para facilitar o desenvolvimento de soluções integradas ao Office. Conheceremos a nova ferramenta de testes Test and Lab Manager, capaz de criar ambientes controlados com testes automatizados, inclusive integrados ao TFS (Team Foundation Server). Outro destaque é o novíssimo Entity Framework 4.0, que provê maior poder e flexibilidade a esta fantástica ferramenta de modelagem e acesso a dados.

Nota: Todos os exemplos foram desenvolvidos com o Visual Studio 2010 Ultimate RC (Release Candidate), sendo essa a versão mais recente disponível até o término do artigo. Na sessão de links, no final do artigo, você encontra duas opções de download para o Visual Studio 2010 Ultimate. A diferença desta versão para a versão Beta 2 utilizada no primeiro artigo foi a melhora da performance geral do IDE e do .NET Framework, sendo que novos recursos não foram adicionados. Alguns dos exemplos aqui apresentados estão adaptados a partir da documentação oficial da MSDN
.

Interoperabilidade com o Office

Em desenvolvimento de software não são raras as vezes que utilizamos alguma integração com aplicativos do Microsoft Office, seja para geração de documentos, comunicação, customização, entre outras possibilidades. Sendo um IDE de desenvolvimento o Visual Studio integra inúmeras facilidades para desenvolvimento de projetos de interoperabilidade com o Office. Conforme podemos conferir na Figura 1, o Visual Studio 2010 manteve o suporte a projetos baseados no Office 2007 e incorpora novos projetos correspondentes para a versão 2010.

O .NET Framework 4.0, por sua vez, também trouxe inúmeras melhorias e novidades que podem ser utilizadas nos mais variados contextos. O exemplo que veremos a seguir ilustra como o C# 4.0 facilita o trabalho de interoperabilidade valendo-se dos novos recursos de parâmetros opcionais e nomeados, dentre outros, para criar uma aplicação C# que “conversa” com o Office.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo