Artigo publicado na Webmobile 8- Desenvolvimento web com DreamweaverMX8 e ColdfusionMX7

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Rapidez e praticidade na entrega de soluções web

wm08_capa.JPG

Por que utilizar Dreamweaver, Coldfusion e MySQL?

Dreamweaver

O Dreamweaver é umas das ferramentas pioneiras para o desenvolvimento de aplicações web. Criado pela Macromedia, oferece  aos profissionais e estudantes de web suporte a diversas tecnologias, além de manter em seu ambiente integrações com banco de dados, web services, javabens, etc. Possui mecanismos para a depuração de códigos, compatibilidade entre versões de navegadores, permite a instalação de componentes desenvolvidos por terceiros, entre outros recursos. No site da Macromedia, www.macromedia.com/software/dreamweaver/ é disponibilizado uma versão trial (30 dias de uso) onde podemos usufruir de todos os recursos disponíveis no software.

ColdFusion

O Coldfusion foi desenvolvido pela Allaire, que com o sucesso obtido pelo produto foi comprada pela Macromedia. Uma de suas principais características é que quando o adquirimos não estamos comprando uma linguagem, e sim um servidor de aplicações com  linguagem baseada em tags (CFML), servidor de SMTP, ferramentas para debugging, gráficos online, suporte à tecnologia CORBA, suporte a diversos servidores de banco de dados, instalação de tags customizadas (custom tags), integração com Java ou .NET, entre outros recursos que justificam seu preço.

Uma notificação importante é em relação a comparações. Quando comparamos o ColdFusion com o ASP, PHP ou qualquer outra linguagem, na realidade estamos comparando somente o CFML, não o servidor inteiro.

A Macromedia disponibiliza em seu site (www.macromedia.com/software/coldfusion) uma versão interessante para desenvolvedores e estudantes de tecnologia, trata-se da versão developer edition, onde o servidor fica disponível por 60 dias com todos os seus recursos para requisições de qualquer endereço IP, e após este período, ele passa a responder requisições apenas de localhost.

MySQL

Utilizaremos o MySQL por ser um banco de dados livre, além de ser simples de manipulação, o que facilita sua utilização nas aplicações web. Nesta matéria utilizo a ferramenta de manipulação baseada em web chamada PHPMyAdmin para a construção das tabelas. Maiores informações sobre essa ferramenta e uma versão para download pode ser obtida em http://www.phpmyadmin.net/home_page/.

Uma outra ferramenta que poderia ser utilizada é o MySQL Front. Esta ferramenta pode ser obtida em: http://www.mysqlfront.de/.

 

Estudo de caso

Nosso estudo de caso será uma simples listagem de contatos, onde cada contato possuirá um link para a visualização dos seus detalhes. Desenvolveremos esta aplicação simples para que possamos ver o funcionamento das tecnologias escolhidas de forma didática.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?