Artigo publicado na Webmobile 8- Envio de SMS e chamada telefônica

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Saiba como enviar SMS e telefonar via Windows Mobile 5.0


wm08_capa.JPG

Envio de SMS e chamada telefônica

Saiba como enviar SMS e telefonar via Windows Mobile 5.0

O envio de SMS (Short Message Service) sempre foi uma necessidade de muitas aplicações, embora estas encontravam uma certa dificuldade em obter esta funcionalidade. Se você já tentou fazer algum acordo com uma operadora de telefonia celular para montar um plano de negócio para envio de SMS com certeza encontrou dificuldades. Normalmente, nos os planos existentes você tem que comprar uma quantidade muito grande de SMS para garantir uma receita que justificasse o contrato com a operadora. Bom, isso era antes do Windows Mobile 5.0 que vou apresentar neste artigo.

A história dos dispositivos móveis sempre esteve ligada ao sistema operacional Windows CE, que contém dezenas de APIs que você pode compilar para rodar em determinado dispositivo. Ou seja, imagine um balaio de APIs disponíveis e você seleciona 150 APIs e compila para ser usada em um certo dispositivo. É exatamente isso que o Windows CE provê. Por exemplo, os Pockets PCs e os Smartphones que vinham com o sistema operacional Pocket PC 2003 Second Edition usavam algumas das APIs do Windows CE 4.2. Outro exemplo clássico são as urnas eletrônicas de votação no Brasil que usam Windows CE com APIs compiladas somente para este dispositivo. Que tal usar Windows CE no painel dos carros, será possível compilar as APIs de GPS, Voice Commander e navegação e instalar no painel dos carros? Com certeza, e é isso que a indústria automobilística está investindo. Veja mais informações em www.microsoft.com/windowsautomotive.

A Microsoft lançou recentemente o Windows Mobile 5.0 que trás diversas novidades, eu diria até que as novidades são tantas que chega a ser um novo sistema operacional. Uma destas APIs é a de envio de SMS, tópico deste artigo.

Abra o Visual Studio .NET 2005 e crie um novo projeto chamado WebMobileSMS. Note na Figura 1 que o tipo de projeto é Smart Device / Windows Mobile 5.0 Pocket PC e em Templates é Device Application.


Figura 1. Novo projeto no VS.NET 2005.

Clique em OK e será exibido o formulário em branco. Veja que é criado por default um projeto chamado Form1, portanto, exclua-o e adicione um outro formulário chamado SendSMS. Exiba a toolbox (Ctrl + Alt + X ou menu View/Toolbox) e monte uma interface conforme a Figura 2. Fique à vontade para trocar as figuras de acordo com a sua necessidade.

Configure os controles segundo a Tabela 1.

Label

Texto:

TextBox

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?