Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Artigo SQL Magazine 13 - Desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto apoiado por tecnologias Java Parte II – Análise
Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 13.
Você não gostou da qualidade deste conteúdo?
(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?
Clique aqui para ler todos os artigos desta edição
Desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto apoiado por tecnologias Java Parte II – Análise
por Arilo Cláudio Dias Neto, Rafael Ferreira Barcelos e Rodrigo Oliveira Spínola
Na primeira parte desta série, apresentamos uma visão geral sobre os conceitos e tecnologias que apóiam o desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Vimos alguns conceitos e tecnologias como Java, persistência de objetos, JDO, JUnit, que podem ser utilizados no desenvolvimento desses sistemas.
Nesta segunda parte, iniciaremos o ciclo de desenvolvimento do software seguindo o processo incremental apresentado no artigo passado. Conforme descrito na primeira parte, iremos abordar no restante desta série somente a execução de um incremento do processo de desenvolvimento. Para cada incremento, teremos desenvolvido um ou mais módulos para o usuário.
Veremos detalhadamente a etapa de análise de requisitos (ver Figura 1). Serão apresentados mecanismos para a realização de suas atividades, ferramentas que a apóiam e sua aplicação em um estudo de caso. A etapa de análise de requisitos preocupa-se com o entendimento e representação do problema através de suas funções e comportamentos. Iniciaremos agora apresentando o estudo de caso que será utilizado nesta série de artigos.

Figura 1. Etapa do processo abordada neste artigo.
Estudo de Caso
Nosso estudo de caso é um sistema de automação de locadora de vídeo. Para isto, vamos supor que fazemos parte da fábrica de software SQLMag e recebemos a seguinte solicitação da locadora LocaVD.
Objetivos do sistema
• Melhorar o atendimento ao cliente;
• Melhorar o controle do acervo;
• Aumentar segurança das informações de negócio.
"
Este é um post disponível para assinantes MVPou para quem possui Créditos DevMedia. Clique aqui para saber mais!
Arilo Claudio Dias Neto
É Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE). Possui 6 anos de experiência em análise e desenvolvimento de software. É ainda editor técnico da Revista SQL Magazine, gerenciada pelo Grupo DevMedia.



