/capaSQL13.JPG" width=203 border=0>

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Integrando o Oracle com o MS-Ac

 

Vinicius Lourenço de Sousa e Ricardo Rezende

 

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 3, artigo SQL Loader:Importação com Oracle

Leitura Obrigatória

 

Em muitos projetos, há a necessidade de incluir dados de diferentes origens para um banco de dados central. Porém, muitas vezes temos dificuldades de fazer essa importação de forma rápida e fácil. Alguns motivos são a falta de ferramentas adequadas ou falta de conhecimento no uso dessas ferramentas. Este artigo irá mostrar (utilizando Microsoft Access/Excel 2000, o Windows 2000 Professional e Oracle 9i) uma forma bastante simples para exportar dados de uma tabela do MSAccess/ Excel para um banco de dados do Oracle. Depois será feito um link do MS-Access com uma tabela externa (do Oracle) e utilizaremos o próprio MS-Access como Front-End para interagir com o BD Oracle.

 

Preparação dos dados para importação no Oracle

 

O primeiro passo será exportar os dados da tabela Access e/ou planilha Excel para então importá-los no Oracle. Este processo é bem simples, iremos apenas gerar arquivos de texto com os dados a serem exportados. Com esses arquivos criados, só nos restará fazer a importação no Oracle.

 

Exportando os dados do MS-Excel

Para este procedimento, vamos considerar a planilha ilustrada na Figura 1.

 

image002.gif 

Formato da planilha MS-Excel.

 

Para efetuar a exportação, utilize o comando “Salvar Como”, selecionando o formato de arquivo “CSV (separado por vírgulas)(*. csv)” e especifique o nome para o novo arquivo. O MS-Excel lhe mostrará avisos quanto à perda de formatação. Neste caso, stas informações serão irrelevantes haja visto que ueremos apenas um arquivo com os ados em modo texto sem ormatação. Clique em “OK” e depois em “Sim”. dite o arquivo criado em um editor simples, como o bloco e notas, retirando a primeira linha do arquivo que conterá o nome das colunas (Codigo, Nome e Idade). Não desejamos que estas informações sejam importadas como dados.

 

Exportando os dados do MS-Access

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo