Artigo SQL Magazine 14 - Desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto apoiado por tecnologias Java - Parte III

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste terceiro artigo da série, abordaremos a fase de projeto de sistema. Veremos especificamente o que deve ser feito para se definir as modelagens comportamentais, estruturais e arquiteturais de um sistema.


capaSQL14.JPG


Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto apoiado por tecnologias Java Parte III – Projeto
                           por Arilo Cláudio Dias Neto e Rafael Ferreira Barcelos

 

Leitura Obrigatória: SQL Magazine 12, artigo Desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto apoiado por tecnologias Java Parte I.
Leitura Obrigatória: SQL Magazine 13, artigo Desenvolvimento de aplicações orientadas a objeto apoiado por tecnologias Java Parte II - Análise.
Leitura Obrigatória: SQL Magazine 13, artigo Projeto de software utilizando UML

 

No primeiro artigo desta série apresentamos uma visão geral sobre os conceitos e tecnologias que apóiam o desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Definimos também o processo de desenvolvimento que tem sido seguido durante essa série. No segundo artigo, descrevemos o estudo de caso que estamos utilizando para explicar ao leitor a aplicação dos conceitos de OO e das tecnologias baseadas na plataforma Java. Foi iniciado então um ciclo de desenvolvimento de software para resolver o problema proposto e começamos a lidar com ele realizando a etapa da análise de requisitos.
Neste terceiro artigo da série, abordaremos a fase de projeto de sistema (Figura 1). Veremos especificamente o que deve ser feito para se definir as modelagens comportamentais, estruturais e arquiteturais de um sistema. Durante a definição da arquitetura, será mostrado também como os conceitos de camada de persistência são integrados na arquitetura e no projeto de um sistema. Ao longo desse artigo, os conceitos discutidos serão aplicados no desenvolvimento do estudo de caso definido no artigo da edição 13 da SQL Magazine. Para apoiar as atividades apresentadas nesse artigo, mecanismos e ferramentas também serão apresentados.
 

image003.gif


Figura 1. Etapa do processo abordada neste artigo.

 

Projeto de sistema

O projeto consiste na transformação dos requisitos identificados para um sistema em uma solução de software específica. Nesse momento, é descrito como as funcionalidades identificadas na especificação de casos de uso podem ser implementadas. Assim, um projeto descreve a configuração de hardware, as necessidades de software, as interfaces de comunicação, a entrada e saída do sistema, a forma como os diferentes módulos que compõem a arquitetura se comunicam, e outras coisas que permitam a tradução dos requisitos em uma solução para o problema do cliente.
Vale ressaltar aqui que para um conjunto de requisitos, não existe somente um tipo de projeto possível. Diversos fatores contribuem para a escolha das características do projeto a ser desenvolvido, como: experiência da equipe de desenvolvimento, requisitos não-funcionais, práticas organizacionais, estratégia de negócio e o conhecimento do projetista.
Existem várias formas de se projetar um sistema. A escolha do projeto orientado a objetos ocorreu devido às facilidades em usar essa abstração na definição da arquitetura e no desenvolvimento do sistema. A utilização desta abstração simplifica o mapeamento entre elementos da arquitetura para os elementos que irão compor o sistema.
Durante a definição do projeto orientado a objetos do estudo de caso, os seguintes passos serão seguidos: decisão de projeto, modelagem estrutural, modelagem conceitual e modelagem arquitetural. Porém, antes de abordamos esses passos, apresentaremos os principais conceitos referentes ao paradigma da orientação a objetos com o intuito de facilitar o entendimento desta etapa do processo.
"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?