Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.
Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição 

Questões de banco de dados do concurso do BNDES – Parte 1

 

Em novembro de 2005, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) abriu um concurso público para preencher vagas para vários cargos como engenheiros, analista de sistemas e economistas. O total de inscritos neste concurso chegou perto de trinta mil tendo como um dos principais atrativos a remuneração que poderia chegar a até R$ 4.760,00 mensais no modelo de contração CLT (Código de Leis Trabalhistas).

A avaliação do concurso foi dividida em duas provas: objetiva e discursiva. Na prova objetiva as questões de múltiplas escolhas eram apresentadas cobrando conhecimentos de português e de uma língua estrangeira (inglês ou espanhol) além das questões de conhecimentos específicos. Para os candidatos ao cargo de Analista de Sistemas com ênfase em desenvolvimento, foram designadas 40 questões objetivas. A prova discursiva contou com cinco questões.

Na primeira parte deste artigo veremos a correção de algumas questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados da prova objetiva para quem escolheu a carreira de Analista de sistemas com ênfase em desenvolvimento de sistemas. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Bibliografia

No edital do concurso podemos ver que os principais conceitos da teoria de bancos de dados podem ser cobrados além de conceitos de bancos de dados do mercado. Os SGBDs (Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados) específicos citados no edital foram o ADABAS e o SQL Server, além de vários conceitos mais genéricos como o padrão ANSI e também conceitos de data warehouse.

Na bibliografia sugerida temos vários livros conhecidos na área. No que diz respeito a banco de dados, os livros “Introdução a sistemas de bancos de dados” de C. J. Date e “Sistemas de Banco de dados” de Ramez e Navathe são bem populares nas disciplinas de banco de dados dos cursos de graduação em Ciência da Computação e afins. Estes livros contêm aspectos teóricos e práticos sobre bancos de dados e não se aprofundam em nenhum SGBD específico.

Analisando a prova, recomendo também uma boa olhada na documentação eletrônica do SQL Server (o Books OnLine que pode ser baixado gratuitamente no site da Microsoft) e do Erwin, que é um programa para modelagem de diagramas de Entidade/Relacionamento. Apesar de constar na bibliografia, nenhuma questão das provas fez referência a algum aspecto específico do ADABAS.

Questões da prova objetiva

As principais questões de banco de dados da prova objetiva se basearam em um único modelo de dados.

Nas questões de 41 até 49 (nesta primeira parte do artigo veremos as questões de 41 a 45) considere um banco de dados simplificado referente ao controle de concursos, constituído pelas tabelas Concurso, Cargo, Candidato e Inscrição, criadas pelo script SQL mostrado na Listagem 1.

 

create table concurso

(

id_concurso int not null primary key,

concurso varchar(60) not null

);

 

create table cargo

(

id_cargo int not null primary key,

cargo varchar(60) not null,

id_concurso int not null,

constraint ci0 foreign key (id_concurso)

references concurso (id_concurso)

);

 

create table candidato

(

id_candidato int not null primary key,

nome varchar(40) not null

);

 

create table inscrição

(

id_concurso int not null,

id_candidato int not null,

id_cargo int,

pontos int,

constraint ci1 foreign key (id_concurso)

references concurso (id_concurso),

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo