Artigo SQL Magazine 37 - IBM DB2 UDB Express-C Edition

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 37.

capaSQL12.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

IBM DB2 UDB Express-C Edition

 

Em 30 de janeiro de 2006, a IBM lançou o DB2 Express-C voltado para a crescente comunidade de desenvolvedores e ISVs, além do suporte e documentações através do developerWorks Portal. A necessidade de lançar um SGBD versátil, fácil de implementar, voltado para a plataforma baixa e sem custo fez com que a empresa liberasse o core technology do DB2 Universal Database™(UDB) Express Edition V8.2.2, excluindo algumas ferramentas como: Warehouse Manager tools & servers, Extender support, Informix Data Source Replication, Replication Data Capture, APPC and Netbios. O projeto final resultou em um produto chamado DB2 Universal Database Express-C. Em sua atual versão 9.1, o DB2 Express-C 9.1 coloca-se como primeiro Servidor de dados híbrido a gerenciar tanto dados relacionais quanto XML em um mesmo Servidor, empregando uma arquitetura totalmente voltada para o conceito de Service Oriented Architecture (SOA). Para desenvolvedores de solução e arquitetos, ele oferece uma gama enorme de integração e acoplamento com várias ferramentas open source ou proprietárias como: PHP e Zend Core, IDE Eclipse e WTP, Java, Web Services, SOA, WebSphere Application Server, Rational Application Developer, .Net e Microsoft Visual Studio, Rails, dentre outras.

Mais algumas flexibilidades estão inclusas como o suporte a tipo de dados XML que o torna um híbrido XML e SQL, suporte à linguagem XQuery padronizada pelo World Wide Web Consortiun (W3C), ferramentas administrativas, utilitários de otimização, segurança avançada, Centro de Controle otimizado, etc.

 

Limitações de memória / storage / processador / plataforma

O DB2 Express-C possui apenas algumas restrições:

1.      Ser executado em equipamentos com até dois processadores;

2.      AMD ou Intel com até dois processadores com chips de núcleo duplo;

3.      Suporta no máximo até quatro gigabytes de memória.

 

Fora essas restrições, o DB2 Express – C pode ser executado tanto nas plataformas Windows, Linux em suas arquiteturas de 32 e 64-bit e nas mais diversas distribuições Linux, não possuindo limite para quaisquer números de conexões concorrentes ou tamanhos de banco de dados e o mais importante, sem custo adicional de licenças.

 

Recursos de desenvolvimento (trigger, stored procedures, functions, XML, java e orientação a objetos)

Triggers são blocos de comandos que são executados automaticamente quando ocorre algum evento associado a uma tabela que satisfaça uma condição de INSERT, UPDATE ou DELETE. As operações que invocam esse evento são chamadas de SQL statement. Há basicamente três tipos de triggers suportadas pelo DB2 Express - C: BEFORE, AFTER e INSTEAD OF trigger.

Para maior beneficio e rapidez, pode-se usar o assistente para a criação de triggers (Figuras 1 e 2).

 

Figura 1. Criando uma trigger usando o Control Center do DB2 Express C 9.1.

 

Figura 2. Criação das ações e tipos de operação e seu resultado no Show SQL.

 

Stored procedures são grupos de comandos que possuem uma ou mais SQL statements para acessar e modificar procedimentos em um banco de dados. Eles são gerenciados e controlados pelo servidor DB2 (server-side). Podemos escrever esses procedimentos usando as linguagens SQL PL, C/C++, Java (JDBC,SQLJ), COBOL, CLR(.NET), e OLE. A SQL Procedure Language (SQL PL) é a linguagem nativa de toda a família DB2 e é baseada no padrão ANSI SQL. Podemos fazer uso de algumas ferramentas gráficas para a sua criação, ou utilizar alguma linguagem como Java num exemplo conforme Listagem 1.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?