Artigo SQL Magazine 38 - Database Mirroring

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 38.

minha

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Database Mirroring

Aprenda a configurar o mais novo recurso de alta disponibilidade do SQL Server 2005

Nilton Pinheiro

Database Mirroring é com certeza uma das mais esperadas e úteis features disponíveis no SQL Server 2005. Oficialmente disponível a partir do SQL Server 2005 Service Pack 1 (SP1), o database mirroring é uma solução de software que permite aumentar a disponibilidade de um banco de dados. Na prática, ele permite que você tenha uma cópia idêntica do seu banco de dados de produção em um outro servidor. Neste artigo estaremos descrevendo os requisitos necessários e o passo-a-passo completo de como configurar o database mirroring para aumentar a disponibilidade de um banco de dados no SQL Server 2005.

Database Mirroring x Failover Clustering

Ao contrário do failover clustering (veja revista SQL Magazine edição 25 e Nota 1), o qual fornece solução de alta disponibilidade para servidores de banco de dados de grandes ambientes, o database mirroring foi desenvolvido tendo em mente fornecer solução de alta disponibilidade para bancos de dados de pequenas e médias empresas. Sua grande vantagem está no fato de não exigir discos ou servidores especializados, podendo ser configurado em qualquer servidor padrão de mercado, o que torna a solução barata e acessível a qualquer empresa de pequeno e médio porte.

 

Nota 1. Failover Clustering

O failover cluster é uma solução de alta disponibilidade que fornece funcionalidade de failover automático não apenas para um banco de dados, mas para o servidor inteiro. O failover clustering é configurado com dois ou mais servidores trabalhando como parceiros e o failover automático garante que na falha de um dos parceiros, o outro assumirá seus recursos garantindo assim a disponibilidade dos recursos ou sistema. Por exigir hardwares certificados e storage de discos externo, é uma solução cara e por isso implementada apenas por grandes empresas ou ambientes.

 

A diferença mais importante entre database mirroring e failover clustering está no nível de proteção oferecido pelas duas tecnologias. Enquanto o database mirroring oferece proteção no nível de banco de dados, o failover clustering oferece proteção no nível de servidor. Por outro lado, no database mirroring, o servidor principal e o servidor espelho (servidor que mantém uma cópia do banco de dados configurado para o mirroring) são servidores ou instâncias SQL Server separadas e com nomes distintos, enquanto que no failover clustering a instância do SQL Server recebe um nome e endereço IP virtual que se mantém o mesmo, independente do servidor ou nó que hospeda a instância.

Dada essa distinção, se o objetivo é manter a disponibilidade banco a banco, o database mirroring é a escolha mais adequada. Por outro lado, se o objetivo é manter a disponibilidade de todo o servidor, o failover clustering é a opção ideal. Uma comparação entre as principais features do failover clustering e database mirroring pode ser vista na Tabela 1.

 

Feature disponível

Database Mirroring

Failover Clustering

Detecção de falha

Sim

Sim

Failover automático

Sim

Sim

Redirecionamento Transparente dos clientes

Sim, automático

Sim, reconecta para o mesmo IP.

Perda de trabalho zero

Sim

Sim

Percepção do downtime

Menos que 3 segundos

30 segundos + tempo de recovery do database

Necessita de hardware Especial

Não

Sim, servidores e storage devem ser certificados para cluster.

Limite de distância entre os nós

Ilimitado

160 quilômetros

Complexidade de configuração

Baixa

Alta

Acesso ao servidor standby

Possível, mas com impacto na performance

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?