Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 52. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

mal; TEXT-ALIGN: left; mso-pagination: widow-orphan; mso-outline-level: body-text" align=left>Projeto

Questões de banco de dados do concurso do Ministério Público da União – Parte I

 

No final de 2006 o Ministério Público da União abriu um concurso público para preencher vagas de diversos cargos. Esta prova contou com um cargo não muito comum em provas de concurso público: o de Analista de Sistemas com especialidade em banco de dados.

 Apenas dois postos de trabalho estavam disponíveis para este cargo: ambas para Brasília. O salário inicial é de R$ 4.034,40 e, como um dos pré-requisitos para o cargo, os candidatos devem ter o ensino superior completo em alguma área relacionada com computação.

De acordo com o edital, a prova foi dividida entre questões de conhecimentos básicos, que compreendiam 30 questões com peso 1, e questões com conhecimentos específicos, que compreendiam 40 questões com peso 3. O tempo total para a realização da prova foi de quatro horas e quarenta minutos. Ainda de acordo com o edital, o conteúdo da prova envolve os principais conceitos de bancos de dados e também como instalar, administrar, configurar e resolver problemas relacionados aos bancos de dados Oracle, PostgreSQL e MySQL. Além do conhecimento em banco de dados a prova também apresentou questões de rede, infra-estrutura e programação.

Neste artigo será apresentada a correção da primeira parte das questões relacionadas ao conteúdo de banco de dados. Apenas as questões da prova Tipo 001 para a carreira de Analista de Sistemas com especialidade em banco de dados serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões da prova

41) Sobre um modelo E/R, considere:

I.                   Entidade é qualquer objeto sobre o qual se pretende registrar informações;

II.                 Um relacionamento pode ser considerado uma entidade;

III.              Uma relação do modelo relacional tem o mesmo significado que um relacionamento.

 

Está correto o que consta em:

a)     I e II apenas;

b)     I e III apenas;

c)     II e III apenas;

d)     I, apenas;

e)     I, II e III.

 

Gabarito: Alternativa A.

Comentário: A prova de banco de dados começa cobrando os conceitos envolvidos na modelagem relacional de um banco de dados, um assunto bem comum neste tipo de exame.

A afirmação I indica que uma entidade é qualquer objeto na qual se pretende registrar informações. Do ponto de vista do banco de dados, as entidades se tornarão tabelas no momento que o modelo físico for criado em um banco de dados. A partir da criação das tabelas é possível armazenar informações no banco de dados na forma de linhas e colunas. Desta maneira, podemos dizer que a afirmação I está correta.

A afirmação II também está correta. É uma prática comum primeiro modelar um relacionamento no modelo lógico para transformá-lo posteriormente em uma entidade do modelo físico.

Um exemplo clássico onde um relacionamento é transformado em uma entidade do modelo físico ocorre no relacionamento entre uma entidade chamada Nota Fiscal e uma entidade chamada Produtos, em um modelo lógico de um sistema de Faturamento. No modelo físico gerado a partir deste modelo lógico, o relacionamento entre as entidades Nota Fiscal e Produto é transformado na tabela Itens de Nota Fiscal, fazendo com que o modelo físico possua três tabelas: Nota Fiscal, Itens da Nota Fiscal e Produtos.

A afirmação III não é verdadeira. A partir do contra-exemplo da Nota Fiscal citado anteriormente podemos perceber que uma relação não tem, necessariamente, o mesmo significado que um relacionamento. Isto pode até acontecer, mas é errado afirmar que uma relação do modelo relacional tem o mesmo significado que um relacionamento.

Como apenas as afirmações I e II são corretas, a alternativa que o candidato deve assinalar para a questão 41 é a alternativa A.

 

42) Se e somente se um conjunto de atributos de uma tabela, num determinado momento, possuir ambas as propriedades de unicidade e irredutibilidade, segundo Date, trata-se de uma:

a)     Chave estrangeira;

b)     Chave alternativa;

c)     Chave primária;

d)     Chave candidata;

e)     Superchave.

 

Gabarito: Alternativa D.

Comentário: Esta questão confirma a preferência dos examinadores a respeito dos conhecimentos teóricos de banco de dados. Mais especificamente, a questão cobra o conhecimento de unicidade e irredutibilidade, de acordo com o autor C. J. Date.

C. J. Date é bem conhecido por quem estuda banco de dados devido a um importante livro muito utilizado em cursos de graduação que contém a disciplina de banco de dados. Este livro se chama “Introdução a sistemas de bancos de dados” e foi escrito por ele em conjunto com outros autores.

O conceito de unicidade indica que um atributo não pode possuir valores repetidos, como um número de R.G. ou C.P.F. Já o conceito de irredutibilidade diz que um atributo não pode conter valores que possam ser reduzidos e decompostos. Um atributo que armazena o sexo de um funcionário é um exemplo de atributo irredutível, enquanto um atributo que armazena a data de nascimento de um funcionário não é irredutível, uma vez que é possível separar a data de nascimento em dia, mês e ano.

Uma chave estrangeira (alternativa A) pode contar valores repetidos e por isso não apresenta a propriedade unicidade. Já uma chave alternativa (alternativa B) não apresenta repetições, caracterizando a propriedade unicidade, mas não possui a propriedade irredutibilidade.

A alternativa C sugere uma chave primária, que com certeza possui a propriedade unicidade. Contudo não podemos garantir que uma chave primária possua a propriedade irredutibilidade.

Uma chave candidata (alternativa D), de acordo com Date, possui a propriedade unicidade e irredutibilidade. Esta é a alternativa correta que o candidato deve assinalar.

Uma superchave é um conjunto de atributos cujos valores podem ser utilizados para identificar unicamente uma linha em uma tabela. Por esta definição podemos dizer que uma superchave possui a propriedade de unicidade, porém não podemos garantir que ela possua a propriedade de irredutibilidade.

 

43) NÃO é uma categoria de restrição e integridade:

a)     Tipo ou domínio;

b)     Relacionamento;

c)     Tabela;

d)     Banco de dados;

e)     ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo