Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

FONT-FAMILY: Verdana; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-font-family: Times; mso-fareast-language: EN-US; mso-no-proof: yes; mso-bidi-font-weight: normal">Aprenda a identificar problemas de desempenho com a ferramenta SQL Server 2005 Profiler

 

O que você faz quando reclamam de problemas de desempenho em seu servidor ou até mesmo em uma aplicação específica? Quando reclamam de problemas de conectividade ou até mesmo de erros aparentemente sem explicação? Talvez você não saiba, mas a resposta para estas perguntas pode ser: utilizar o SQL Server Profiler.

O profiler é uma ferramenta gráfica instalada juntamente com o SQL Server 2005 (exceto a edição SQL Server 2005 Express (Nota DevMan)) que permite monitorar um servidor SQL Server ou Analysis Services. Com esta ferramenta você pode, por exemplo, monitorar o servidor e identificar quais comandos, usuários, stored procedures estão afetando seu desempenho.

Neste artigo será apresentado o SQL Server 2005 Profiler, e mostraremos como utilizá-lo para monitorar um servidor e identificar os comandos com maior duração e conseqüentemente mais lentos. Será mostrado ainda como podemos correlacionar os comandos identificados no Profiler com a utilização de CPU do servidor, podendo assim identificar de maneira bastante simples quais processos estão afetando o desempenho do servidor.

 

Nota DevMan. SQL Server Express

Visão Geral

Microsoft SQL Server Express corresponde a uma versão gratuita, simples de usar e que pode ser redistribuída sem qualquer limitação do SGBD SQL Server da Microsoft. Ele oferece uma solução de banco de dados especificamente projetado para a construção de aplicações de pequena escala, simples aplicações dirigidas a dados e software embarcados. Ele possui uma série de limitações técnicas que inviabilizam seu uso em desenvolvimento de aplicações de larga escala, incluindo:

·         Tamanho máximo de banco de dados 4 GB por banco de dados (bem melhor comparado aos 2 GB no MSDE, seu predecessor). O limite de 4 GB é por banco de dados (excluindo arquivos de log) e podem ser estendidos em alguns cenários através do uso de múltiplos banco de dados interconectados.

·         Limites de utilização do hardware: CPU física simples e 1 GB de RAM.

·         Ausência do Serviço de Agente do SQL Server.

 

O SQL Server Express inclui várias ferramentas gráficas para gerenciamento de bancos de dados. Entre essas ferramentas estão:

·         SQL Server Management Studio Express

·         SQL Server Configuration Manager

·         SQL Server Surface Area Configuration tool

·         SQL Server Business Intelligence Development Studio.

 

Requisitos do Sistema para a versão 2005:

·         Sistemas Operacionais com Suporte: Windows 2000 Service Pack 4; Windows Server 2003 Service Pack 1; Windows XP Service Pack 2.

·         Computador compatível com Intel ou Pentium III 600 MHz ou processador mais rápido (é recomendável 1 GHz ou mais rápido).

·         Mínimo de 192 MB de RAM (é recomendável 512 MB ou mais).

·         525 MB de espaço em disco rígido disponível.

 

Download: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=220549b5-0b07-4448-8848-dcc397514b41&displaylang=pt-br#Overview ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo