Artigo SQL Magazine 55 - Muita demora na criação de modelos?

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado Revista SQL Magazine 55.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 55. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Projeto

Muita demora na criação de modelos?

Conheça uma estratégia para agilizar o processo de modelagem - Agile Modeling Method

 

A cada dia mais e mais empresas que desenvolvem software identificam a necessidade de criar modelos antes de partir para a implementação na tentativa de documentar o problema a ser resolvido e a solução a ser adotada.  Mas faz sentindo gastar um mês pra modelar algo que demoraria 2 meses para ser desenvolvido? Quais modelos são realmente necessários para documentar e representar a solução?

Perguntas como estas são muito comuns para empresas que estão iniciando ou para empresas que ainda não têm muita clareza quanto a ter no seu processo de desenvolvimento de software um esforço de modelagem.

Agile Modeling (AM) é um conjunto de valores, princípios e práticas para a modelagem de software que podem ser aplicadas em projetos de software com foco em prazo e efetividade. Os princípios definidos pelo método Agile Modeling são divididos em princípios básicos e suplementares, que quando aplicados num projeto de desenvolvimento de software, irão auxiliar na identificação da modelagem necessária e como tirar melhor proveito dessa modelagem.

 

Princípios da Agile Modeling

Agile Modeling foi desenvolvido por Scott Ambler a partir de 1997, baseado em processos de desenvolvimento de software já consagrados no mercado, tais como RUP – Rational Unified Process e XP – Extreme Programming.

Scott Ambler tinha o propósito de juntar os processos existentes no mercado e definir uma metodologia baseada na prática. Esta metodologia teria o foco em modelagem efetiva e documentação de softwares orientados a manipulação de informação, possibilitando ao time de desenvolvimento aplicar a metodologia desde situações mais simples até softwares mais complexos a fim de agilizar o desenvolvimento.

Os princípios da modelagem ágil são organizados em dois conjuntos: Principios Essenciais, os quais permitem ao seu usuário se certificar da real utilização de um Desenvolvimento Orientado a Modelos Ágeis, do inglês Agile Model Driven Development (Nota "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?