Artigo SQL Magazine 59 - Estudos de Caso

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja como modelar um banco de dados para comunidades de jogos online.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 59. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Projeto

Estudos de Caso – Projeto de Bancos de Dados para Comunidades de Jogos OnLine

Veja como modelar um banco de dados para comunidades de jogos online

 

Com o crescente número de usuários conectados à internet e a facilidade de se programar jogos casuais, cada vez mais internautas passam boa parte do seu tempo online envolvidos em partidas virtuais com oponentes das mais diversas partes do planeta. Contudo, montar um jogo e permitir que os usuários o utilizem via internet é apenas o começo: muitas empresas estão investindo na comunidade que se forma entre os jogadores, pois assim pode-se obter um modelo de negócios viável baseado no entretenimento online.

Neste contexto, este artigo apresenta um exemplo de modelagem para uma comunidade de jogadores virtuais. O objetivo é elaborar um modelo de dados que, em conjunto com um jogo casual, permita que os usuários se organizem, disputem partidas, troquem informações e, o mais importante, divirtam-se enquanto estiverem participando da comunidade.

 

Conhecendo o ambiente

O conceito de jogos online envolve diversos aspectos que devem ser considerados. Como o objetivo deste artigo é apresentar um modelo de banco de dados que dá suporte aos jogadores, não serão abordadas características a respeito do jogo propriamente dito. Para facilitar a compreensão e o entendimento do modelo apresentado, vamos supor que o jogo online em questão é do tipo casual e que pode ser disputado por dois usuários, um versus o outro. Existem vários tipos de jogos que apresentam esta característica, como xadrez, ludo, batalha naval, poker, etc. Para facilitar, vamos supor que o nosso modelo de negócio se baseia na disputa de jogos de damas pela internet.

Apesar do jogo de damas ser considerado um jogo simples, ele apresenta várias características úteis para o nosso modelo. Aqui é importante destacar que o conceito deste projeto não é apenas permitir que dois internautas possam jogar damas entre si. O objetivo deste projeto é montar uma comunidade que forneça um ambiente onde os participantes possam interagir por meio do jogo. Além disso, a comunidade deve contar com várias opções para que os membros troquem experiências a respeito de suas preferências, estratégias, técnicas e opiniões. Porém, nunca devemos esquecer que o mais importante de tudo é fornecer um ponto de encontro onde os jogadores divirtam-se e participem ativamente na comunidade."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?