Um dos problemas de uma ferramenta de modelagem é a poluição visual causada por um banco de dados com muitas tabelas. No ERwin, isso não é diferente. Observe na figura 1 que mesmo num projeto de pequeno porte a visualização já perde um pouco de clareza (a resolução foi configurada para 1024x768).
Além da quantidade de tabelas, outros fatores prejudicam a legibilidade no ERwin. Por exemplo, em alguns casos é necessário relacionar tabelas que estão em lados opostos do modelo; quando isso acontece com freqüência, o projeto vira uma verdadeira “teia” de linhas.
Veja algumas dicas para trabalhar num projeto com muitas tabelas:
- Para navegar entre as tabelas de origem e destino de um relacionamento, clique com o botão inverso do mouse sobre a linha do relacionamento e selecione Go To Parent para ir à tabela pai, ou Go To Child para ir à tabela filho.
- Para pesquisar uma tabela pelo nome, selecione a opção de menu Edit\Go To ou use a tecla de atalho G.
- Uma boa prática é criar “agrupamentos”: aproxime as tabelas com funcionalidades em comum e defina cores diferentes para cada grupo (veja um exemplo na figura 2). Para mudar a cor ou a fonte de uma tabela, utilize a barra de ferramentas de formatação (figura 3). Para alterar a cor de várias tabelas ao mesmo tempo, utilize a tecla SHIFT.
As opções da barra de ferramentas de formatação também estão disponíveis na caixa de diálogo Table Font/Color Editor, acessada através do menu Object Font/Color.
Modularização
Quando um modelo possui muitas tabelas, a opção ideal para melhorar a legibilidade é dividílo em partes menores. No ERwin, essa divisão gera módulos conhecidos como subáreas. Se o projeto já tiver um agrupamento de tabelas por cor/área de interesse (como na figura 2), organize as subáreas de forma que cada grupo permaneça em uma área distinta. Para criar uma subárea, clique no botão Create Subject Area
A caixa de diálogo Subject Area Editor permite gerenciar todas as subáreas do projeto (figura 4). Para criar uma subárea, clique no botão New. Para configurar uma subárea, selecione-a na lista Subject Area e utilize as guias:
- General: Configura o nome do autor da subárea;
- Members: Indica quais tabelas devem permanecer dentro da área criada. Perceba que há nesta guia duas listas: Available Tables/Views e Included Tables/Views no modelo físico e Available Entities e Included Entities no módulo lógico. Quando uma nova área é criada, todas as Tabelas/entidades são adicionadas na segunda lista automaticamente. O projetista deve remover desta lista as tabelas/entidades que não farão parte da subárea.
- Text Blocks: Permite copiar os labels criados na área principal para a subárea;
- Definition: Usado para documentar a área que está sendo criada.
Relacionamento entre subáreas
O ERwin permite fazer um relacionamento entre tabelas/entidades que estejam em subáreas diferentes. Para isso, basta selecionar o tipo de relacionamento na barra de ferramentas, abrir a subárea correspondente e clicar na tabela pai; em seguida, repetir o processo para a tabela filho. Para abrir uma subárea, utilize a seta do botão Create Subject Area, como mostra a figura 5.
Nas figuras 6 e 7 temos um exemplo de um modelo dividido em subáreas. Para facilitar a visualização, as tabelas foram coloridas de acordo com a subárea. Observe que a tabela Fita foi identificada com uma cor diferente, por ser comum a ambos os módulos do sistema (toda a definição de cores deve ser feita manualmente pelo projetista).
Algumas observações sobre o uso de subáreas:
- Todas as tabelas de uma subárea estão contidas na Main Subject Area. Quando uma tabela é criada em uma subárea, ela é automaticamente criada na Main Area.
- Se uma tabela for alterada em uma subárea, ela será atualizada em todas as subáreas que a referenciam (incluindo a Main Area).
- Quando uma tabela é excluída de uma subárea, o ERwin exibe uma caixa de diálogo questionando se a tabela será excluída somente da subárea ou de todo o modelo.
- Para visualizar todos os relacionamentos de uma tabela, mesmo que as tabelas relacionadas não estejam na subárea atual, acesse a caixa de diálogo Relationship Editor, através do menu Edit\Relationship.
Comentando o projeto
Em projetos complexos, uma boa documentação se torna imprescindível. No ERwin a documentação pode ser estendida com comentários sobre tabelas, campos e relacionamentos. Para isso, siga os passos:
- Comentário em tabelas: clique com o botão inverso do mouse sobre a tabela e selecione a opção Table Editor\Comment. O comentário de tabela pode ser visualizado no modelo através do botão Comments View da barra de ferramentas. Os comentários sobre colunas e relacionamentos são utilizados nos relatórios gerados pelo ERwin.
- Comentário em campos: clique com o botão inverso sobre a tabela e selecione a opção Column Editor (é necessário estar no modelo físico). Na caixa de diálogo utilize a guia Comment para inserir o comentário.
- Comentário em relacionamentos: clique com o botão inverso sobre a linha do relacionamento e selecione a opção Relationship Editor. Utilize a guia Comment para inserir o comentário.
Conclusão
Como visto, a utilização de cores, agrupamentos, comentários, bem como a definição de subáreas facilitam em muito a visualização e manutenção de um projeto no ERwin. O uso desses recursos, apesar de ser um pouco trabalhoso no início, permite a produção de modelos bem modularizados e legíveis.