Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 60. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

le="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">De que se trata o artigo:

Implementação de uma solução de Business Intelligence (BI) através do SQL Server 2005. Este artigo complementa o anterior, que exemplifica as etapas de modelagem multidimensional e ETL (extração, transformação e carga). Nesta segunda parte serão apresentadas as etapas de visualização e análise de dados.

 

Para que serve:

Fornecer uma solução que permita a realização de consultas, sobre as bases de dados de uma organização, de forma amigável, rápida e flexível, proporcionando a geração de informações estratégicas para dar suporte ao processo de tomada de decisão pelos usuários de sistemas e gestores do negócio.

 

Em que situação o tema é útil:

Uma solução de BI atende a organizações de pequeno, médio e grande porte. Deve ser implementada quando existir a necessidade se conhecer e explorar com mais eficiência e agilidade os dados armazenados em um ou mais bancos de dados da empresa.

 

Implementado uma solução Business Intelligence com o Microsoft SQL Server 2005 – Resumo Devman

Neste estudo, a solução de Business Intelligence permite analisar as vendas de uma empresa realizadas, através de um site de comércio eletrônico. Na primeira parte do artigo foi realizada a criação e carga do Data Mart. Nesta etapa será criada, através do Analysis Services, a estrutura multidimensional que irá permitir a execução de consultas de forma simples e direta através do Excel 2007.

Nesta segunda parte do artigo finalizaremos a solução de Business Intelligence através da construção do projeto no Analysis Services e da configuração da visualização dos dados no Microsoft Excel.

 

Analysis Services

Com o Data Mart de vendas devidamente alimentado, após o processo de ETL, agora se deve utilizar uma ferramenta OLAP para disponibilizar os dados para a consulta do usuário final. O SQL Server 2005 oferece o Microsoft Analysis Services como ferramenta OLAP para a geração dos cubos de consulta. Um cubo é uma estrutura multidimensional que requer a definição de pelo menos uma tabela de dimensão e uma tabela de fatos no seu esquema.

Para iniciar um novo projeto no Analysis Services, deve-se abrir a ferramenta Business Intelligence Development Studio do SQL Server 2005, clicar na opção File>New>Project, selecionar Analysis Services Project em Templates, renomear para “OLAP_Vendas” no campo Name e clicar em Ok (ver Figura 1).

 

Figura 1. Criando um projeto para o Analysis Services

 

Agora, o próximo passo será criar um Data Source para conectar no banco de dados “dmVendas”, que foi disponibilizado na primeira parte deste artigo. Na janela Solution Explorer (selecionar através do menu View – Solution Explorer), clique com o botão direito do mouse em Data Sources e selecione New Data Source. Na janela Data Source Wizard, em Data connections selecione “localhost.dmVendas” e clique em Next. (ver Figura 2).

 

Figura 2. Criando um data source e definindo a conexão com o banco de dados “dmVendas”

 

Na janela Impersonation Information marque a opção Default e clique em Next. Em seguida defina o nome para o Data Source e clique em Finish para finalizar a etapa de criação.

Após a criação do Data Source, deve-se criar um Data Source Views para selecionar as tabelas que serão utilizadas neste projeto. Dessa forma, na janela ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo