Artigo SQL Magazine 63 - Planejando recursos para um Banco de Dados

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Este artigo apresentará como criar um Plano de Capacidade para um banco de dados com base no consumo de espaço em disco.

Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 63. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

Planejando recursos para um Banco de Dados

Aprenda a montar um planejamento do consumo de recursos do seu banco de dados

 

A necessidade de planejar os recursos utilizados por um banco de dados é uma das grandes responsabilidades de um DBA, sejam eles recursos de hardware, software ou de rede. Além de documentar o ambiente e fornecer um ponto de partida para a tomada de decisões futuras, um planejamento adequado mostrará como o ambiente está lidando com a demanda atual e como ele se comportará no futuro. Para apresentar o planejamento de recursos relacionados ao banco de dados o DBA deve ser responsável pela elaboração de um documento chamado Capacity Plan, ou Plano de Capacidade. Este documento deve listar as necessidades atuais e futuras relacionadas ao espaço de armazenamento, utilização de CPU e memória, largura de banda e outros aspectos técnicos que possuam algum impacto no funcionamento do banco de dados.

Este artigo apresentará como criar um Plano de Capacidade para um banco de dados com base no consumo de espaço em disco. A partir da análise do histórico e das características do banco de dados será possível elaborar uma estimativa de crescimento da base de dados, o que facilitará a tarefa de previsão dos recursos alocados. O leitor que seguir as técnicas apresentadas neste artigo saberá como um planejamento de recursos é feito e poderá aproveitar este conhecimento para aplicá-lo em seu ambiente, fornecendo suporte para a tarefa de justificar a alocação de recursos.

 

Justificando a alocação de recursos

A alocação de recursos para a área de TI é um dos principais itens que compõem os custos de uma empresa, principalmente se esta possuir um orçamento modesto. Deixando de lado os recursos humanos, podemos considerar o parque computacional da empresa como responsável pelo consumo dos principais recursos de área de TI, sendo que servidores, links e manutenção dos sistemas críticos para o funcionamento da empresa devem ocupar as primeiras posições na lista de prioridades relacionadas ao investimento e alocação de recursos.

A propósito, quando se fala em investimento em novos recursos nos deparamos com uma questão muito importante: como justificar adequadamente o investimento em novos recursos, especificamente para um banco de dados? Se procurarmos uma resposta pronta para esta questão infelizmente não encontraremos muito material sobre isso, pois além de levar em consideração aspectos computacionais, devemos ser capazes de utilizar técnicas e métodos de outras áreas, como gerenciamento de projetos, economia e teoria da administração.

Focando apenas no aspecto técnico, devemos ser capazes de justificar tanto a aquisição de novos recursos para um banco de dados, conhecida como upgrade, como a redução dos recursos, conhecida como "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?