Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 63. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

es futuras, um planejamento adequado mostrará como o ambiente está lidando com a demanda atual e como ele se comportará no futuro. Para apresentar o planejamento de recursos relacionados ao banco de dados o DBA deve ser responsável pela elaboração de um documento chamado Capacity Plan, ou Plano de Capacidade. Este documento deve listar as necessidades atuais e futuras relacionadas ao espaço de armazenamento, utilização de CPU e memória, largura de banda e outros aspectos técnicos que possuam algum impacto no funcionamento do banco de dados.

Este artigo apresentará como criar um Plano de Capacidade para um banco de dados com base no consumo de espaço em disco. A partir da análise do histórico e das características do banco de dados será possível elaborar uma estimativa de crescimento da base de dados, o que facilitará a tarefa de previsão dos recursos alocados. O leitor que seguir as técnicas apresentadas neste artigo saberá como um planejamento de recursos é feito e poderá aproveitar este conhecimento para aplicá-lo em seu ambiente, fornecendo suporte para a tarefa de justificar a alocação de recursos.

 

Justificando a alocação de recursos

A alocação de recursos para a área de TI é um dos principais itens que compõem os custos de uma empresa, principalmente se esta possuir um orçamento modesto. Deixando de lado os recursos humanos, podemos considerar o parque computacional da empresa como responsável pelo consumo dos principais recursos de área de TI, sendo que servidores, links e manutenção dos sistemas críticos para o funcionamento da empresa devem ocupar as primeiras posições na lista de prioridades relacionadas ao investimento e alocação de recursos.

A propósito, quando se fala em investimento em novos recursos nos deparamos com uma questão muito importante: como justificar adequadamente o investimento em novos recursos, especificamente para um banco de dados? Se procurarmos uma resposta pronta para esta questão infelizmente não encontraremos muito material sobre isso, pois além de levar em consideração aspectos computacionais, devemos ser capazes de utilizar técnicas e métodos de outras áreas, como gerenciamento de projetos, economia e teoria da administração.

Focando apenas no aspecto técnico, devemos ser capazes de justificar tanto a aquisição de novos recursos para um banco de dados, conhecida como upgrade, como a redução dos recursos, conhecida como downgrade. Esta justificativa deve ser elaborada baseada em motivos reais, argumentos relevantes, dados concretos e principalmente a convicção de que é preciso alguma mudança. Caso os profissionais falhem em justificar adequadamente a alocação de recursos, duas situações prejudiciais à empresa poderão ocorrer: ou a utilização de recursos é superestimada (são utilizados mais recursos do que o necessário) ou ela é subestimada (são utilizados menos recursos do que o necessário). Em termos gerais, a grande vantagem de se possuir um Plano de Capacidade é justamente nortear a alocação de recursos de modo que não haja nem muito excesso e nem muita escassez, ou seja, que eles sejam alocados para o banco de dados de forma balanceada.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo