Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 66. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

0cm 0cm 0pt" class=MsoNormal align=left>No nosso último desafio tínhamos um problema cuja solução era bastante simples: como adaptar o modelo do banco de dados para que pudéssemos rastrear os pedidos do cliente e as notas fiscais correspondentes.

Este trabalho faz parte de uma iniciativa da ItsMyBusiness de ter um controle melhor sobre os pedidos que recebe pela internet.

Neste sentido, a empresa já deu alguns passos importantes. A empresa implementou recentemente um procedimento para controle das notas fiscais associadas a cada pedido, do qual fazia parte a alteração no modelo de dados discutida no nosso último desafio.

Implementou também um outro controle para se ter uma avaliação mais detalhada de todo o ciclo de vendas. Trata-se de um controle para acompanhamento do status do pedido, desde que ele é recebido pela aplicação de eBusiness até o momento em que se entrega os produtos ao cliente.

A Figura 1 mostra o atual modelo físico do banco de dados da ItsMyBusiness. O backup desta base de dados e os scripts aqui listados estão disponíveis no portal da SQL Magazine.

 


Figura 1
.Modelo de dados simplificado da empresa ItsMyBusiness.

 

Com relação ao ciclo de vendas, vale observar que os pedidos seguem um fluxo que representa o status do pedido em cada etapa. A Tabela 1 e a Figura 2 mostram os status que consideramos e o fluxo de trabalho, respectivamente.

 

codPedidoStatus

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo