DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 
DevWare  
Novidade: DevMedia lança o DevWare - Saiba mais!

Artigo SQL Magazine 68 - Desafio de SQL

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você gostaria de comentar o que não lhe agradou?





SQL Magazine 68

[Artigo disponível no Leitor Digital DevMedia. Clique aqui para acessá-lo]

> Clique aqui para ler todos os artigos da SQL Magazine 68


Desafio de SQL

 

De que trata o artigo?

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.

 

Para que serve?

Fornecer conceitos de utilização de funcionalidades do padrão SQL ANSI na resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia na recuperação de informações do banco de dados.

 

Em que situação o tema é útil?

Integridade referencial.

 

Estamos de volta com a coluna Desafio SQL. Para quem nunca a leu, tratamos aqui de problemas enfrentados no dia-a-dia pelos profissionais que trabalham com bancos de dados. E para situarmos estes desafios, a cada artigo contamos um novo capítulo da história da empresa fictícia chamada ItsMyBusiness.

Por curiosidade, lembro aos interessados que esta história começou faz um bom tempo, na Revista #50. Este é o 14o capítulo desta "novela" (no bom sentido, claro).

A ItsMyBusiness é uma empresa de varejo que fez recentemente o seu site de e-commerce. E este site está "bombando"!

Vender mais significa mais dinheiro. Mas do ponto de vista de um banco de dados, representa também um volume maior de transações, maiores cuidados com performance, com armazenamento de dados e disponibilidade do sistema.

Estes são quesitos que devemos ter em mente desde o início da modelagem de qualquer banco. Mas o fato é que a ItsMyBusiness tratou seu e-commerce como se fosse uma experiência e não tomou cuidados básicos com a criação deste sistema.

Se você achou que este cenário se parece com o de algum sistema real com o qual você trabalhou, isso não é mera coincidência. É triste dizer, mas isso é terrivelmente comum. As empresas economizariam muito dinheiro se seguissem noções básicas de projeto.

Bom ou mal, certo ou errado, o fato é que agora a ItsMyBusiness tem que consertar o "motor do seu carro" quando a corrida já está em andamento. Uma série de melhorias e correções de bugs no modelo do banco de dados da empresa tem sido feitas nos últimos meses.

No nosso último desafio, apresentamos uma solução de modelagem para melhorar o controle sobre os pedidos que a ItsMyBusiness recebe. A solução previa o detalhamento dos possíveis status que um pedido poderia ter ao longo da sua história, ou seja, desde o momento em que ele é submetido pelo cliente até o momento em que ele é encerrado pela empresa (seja por qual razão for).

Esta mesma solução incluía a integridade referencial dos dados, ou seja, nosso modelo deveria garantir que os dados registrados no banco fossem 100% consistentes.

O modelo final da base, já incluídas as alterações citadas acima, é apresentado a seguir (Figura 1).

"


Wagner Crivelini
Atua a mais de 15 anos na área TI, particularmente com Business Intelligence. Engenheiro formado pela UNICAMP, trabalha na IBM na unidade de IBM Global Account onde atua como DBA DB2 e SQL SERVER em projetos internacionais. Profissional com várias certificações em DB2, entre elas IBM Certified Sol...
O que você achou deste post?

    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!
Cursos relacionados
Publicidade
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
[Fechar] Você precisa estar logado para dar seu feedback.

Clique aqui para efetuar o login

Caso não tenha um cadastro DevMedia, clique aqui para se cadastrar (gratuito)
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2013 - Todos os Direitos Reservados a web-03