Artigo SQL Magazine 7 - Resenha

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista SQL Magazine -Edição 7.

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.
Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML.

capnet43.jpg

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

Projeto na Prática

Um referência nacional sobre modelagem

 

 

Para quem procura uma referência bibliográfica simples e prática sobre projeto de banco de dados, segue a dica do livro Projeto de Banco de Dados, do professor Carlos Alberto Heuser.

A obra, atualmente na quarta edição, faz parte da série de livros didáticos do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A publicação é fruto das notas de aula feitas nas turmas do curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

O conteúdo do livro pode ser ministrado em 20 horas, ideal para cursos de projeto de banco de dados. Além disso, sua didática e a quantidade de exercícios que oferece o torna referência bibliográfica em inúmeros cursos de pós-graduação. Sem dúvida, esse é um dos maiores diferenciais desta publicação.

O livro divide-se em 5 grupos: conceitos básicos de banco de dados, projeto conceitual, projeto lógico, transformação de modelos e engenharia reversa.

O capítulo 1 é uma pequena introdução e define os conceitos-chave que são utilizados no livro. O capítulo 2 ‘entra’ no assunto principal, descrevendo os principais conceitos do modelo entidade-relacionamento (usando a notação original de Peter Chen).

O capítulo 3 vai um pouco mais a fundo no modelo ER, discutindo quando usar restrições de integridade, quando modelar uma informação como atributo ou como entidade, quando uma entidade deve ser especializada ou não, entre outros tópicos. Uma discussão interessante é sobre como constatar se um modelo está bem construído – para isso, o autor fornece algumas ferramentas de verificação.

No final deste capítulo são discutidas algumas estratégias de modelagem – são indicadas diversas seqüências de “passos” para construção de um modelo.

O capítulo 4 fala sobre o modelo relacional. Esse capítulo não é muito estendido - apenas descreve os principais conceitos deste modelo. O capítulo 5 trata do mapeamento ER/Relacional, entrando assim no modelo lógico.

O capítulo 6 mostra a engenharia reversa e as regras de normalização (até a quarta forma normal). O capítulo 7 fornece soluções e comentários para os principais exercícios do livro.

O livro tem linguagem clara e objetiva, e destina-se a um amplo público (como alunos de graduação em computação, profissionais da área e usuários com conhecimento básico de informática). Pequeno e específico, aborda apenas procedimentos essenciais ao projeto de banco de dados. Além disso, por ser de autoria nacional, retrata exemplos do nosso dia-a-dia, diferentemente dos livros estrangeiros. É leitura obrigatória a todos que desejam projetar, administrar e entender bancos de dados relacionais.

  

 

Projeto de Banco de Dados

Carlos Alberto Heuser

Editora SagraLuzzatto (www.sagra-luzzatto.com.br)

200 páginas, R$ 35,00

ISBN 8524105909

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?