Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo:

O artigo apresenta os novos tipos de dados do SQL Server 2008, recursos que vieram para ajudar o DBA e o desenvolvedor a reduzir códigos e otimizar o sistema.


Para que serve:

Cada vez mais precisamos otimizar nossos projetos tanto para ganhar mais tempo quanto mais velocidade, e as novas funcionalidades do SQL 2008 é uma das etapas importantes que fará sensivelmente muita diferença.


Em que situação o tema é útil:

Estudos dos conceitos básicos das novas funcionalidades do Microsoft SQL Server 2008.

O SQL Server 2008 está sem dúvida na lista dos SGBDs que são mais utilizados atualmente, o que requer constantes melhorias a fim de sempre se manter atualizado e agradando aos seus usuários. Dessa forma, ele provê funcionalidades que simplificam seu uso tanto para pequenas empresas, assim como para empresas que trabalham com cargas de dados que até tempos atrás eram quase impossíveis de serem previstas.

Ao longo deste artigo, veremos alguns dos novos recursos disponibilizados pela versão 2008 do SQL Server, descrevendo alguns dos novos tipos de dados como por exemplo: tipo time, tipo date que agora estão desmembrados, tipo geometry e geopraphy formando nossos tipos espaciais, além do tão solicitado intellisense agora também no Management Studio.

Recursos no SQL Server 2008

Dentre alguns dos recursos disponibilizados pelo SQL Server 2008, destacamos os citados a seguir:

• Tabelas, Stored Procedures, Triggers, Constraints, Views: Isso é o mais básico em um banco de dados. Poderíamos pensar que isto não seria uma nova funcionalidade da versão, mas até pouco tempo outros SGBDs não possuíam algumas dessas funcionalidades.

• XML, FILESTREAM, Dados Espaciais: Este SGBD fornece suporte a dados não estruturados, tais como o XML, desde a versão 2005. Nesta nova versão foi incluído também um novo filegroup chamado FileStream utilizado para salvarmos grandes dados.

• Integração com o Office 2007 para Reporting Services: A partir desta versão podemos ter um Excel em tempo real consumindo dados do banco de dados, o que pode ser útil em diversas situações do nosso dia a dia.

• Alta Performance: Comparado com versões anteriores do SQL, é possível notar sensivelmente uma melhor performance deste SGBD, o que representa um importante recurso disponibilizado por este SGBD.

• Totalmente integrado às linguagens de programação .NET: É possível desenvolver aplicações agora com muito menos código a partir dessa integração.

• Pode ser Subscriber num ambiente de replicação: O SQL Server pode ser assinante em um ambiente de replicação.

• Suporte a LINQ: Suporte a Linq-to-SQL, claro que não poderia ficar de fora desta lista.

• Segurança: Integrado ao Sistema Operacional Windows.

• Não é nosso foco, mas o SQL Server 2008 possui várias melhorias na parte de BI, pois agora o SQL Server mantém um DataWharehouse de estatística do sistema, como processamento, uso de disco, várias informações para facilitar manutenção no banco. Além disso, traz novos relatórios e também ferramenta de construção de relatórios.

• Diversas outras vantagens podem ser encontradas em http://www.microsoft.com/sqlserver/2008/en/us/express.aspx.

SQL Server Express

Quando temos grandes recursos, logo pensamos ao mesmo tempo em valores altos para as coisas, o que estudantes e pequenas empresas não poderão ter acessos. Não vem ao caso tratar valores monetários neste artigo, e sim falar de algo mais interessante para estudantes e principalmente clientes de pequeno porte: a versão Express do SQL Server, totalmente gratuita com poucas limitações em relação à versão profissional, como por exemplo, o limite de banco de dados de até 4 GB, o que para a maioria dos projetos essa limitação praticamente não existe, pois atende perfeitamente, ou seja, as versões Express possuem mais de 90% das funcionalidades das versões completas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo