Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

E a empresa ItsMyBusiness continua crescendo. Agora os executivos da empresa querem informações que o banco de dados ainda não está preparado para fornecer.

Mas os dados estão lá. Como extrair a informação relevante que o executivo quer passa a ser um problema única e exclusivamente seu.

Wagner Crivelini traz agora o desafio de gerar o relatório que o diretor pediu da maneira mais rápida e eficiente.

A grande questão é que o banco de dados da ItsMyBysiness não está preparado para ser um sistema de BI (Business Intelligence) e oferecer “de bate e pronto” a informação desejada.

E é justamente este o desafio que Wagner faz a você.

Aproveite.

De que trata o artigo?

Desenvolvimento de soluções para problemas cotidianos enfrentados por DBAs e desenvolvedores de aplicações para banco dados.


Para que serve?

Fornecer conceitos de utilização de funcionalidades do padrão SQL ANSI na resolução de problemas enfrentados no dia-a-dia na recuperação de informações do banco de dados.


Em que situação o tema é útil?

Usando recursos da linguagem SQL para SELECTs avançados.

Os negócios da ItsMyBusiness vão de vento em popa e os projetos na área de TI estão correndo dentro do cronograma (leia nota DevMan 1 para saber mais sobre esta empresa fictícia) .

Tudo estaria tranquilo, não fosse pelo fato de que um diretor da empresa precisa urgentemente de um relatório complexo que não existe na empresa. E, a propósito, só vai ser executado uma vez!

Este é um dos maiores pesadelos da área de TI. Nós chamamos estes relatórios de “ad hoc”, quer dizer, não são relatórios que devem ser rodados periodicamente, usando um modelo predeterminado. Relatórios ad hoc são criados conforme a imaginação do usuário para atender necessidades específicas e normalmente transitórias.

Nota DevMan 1 – Quem é a ItsMyBusiness

Nós acompanhamos nesta coluna o dia-a-dia da empresa fictícia ItsMyBusiness, que é uma empresa de varejo que fez recentemente o seu site de e-commerce.

E o site está vendendo muito! O sucesso é tanto que um projetinho despretensioso (e mal feito) de criar um mecanismo para vendas pela internet está começando a fazer água... E a empresa precisa consertar as coisas antes que os problemas fiquem mais sérios.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo