Artigo SQL Magazine 72 - Disponibilidade de Banco de Dados

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O presente artigo apresenta os conceitos de alta disponibilidade e como encontrar a porcentagem de disponibilidade que um sistema, bem como uma solução de alta disponibilidade que pode ser configurada no SQL Server 2005/2008.

Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

[lead]De que trata o artigo:

O presente artigo apresenta os conceitos de alta disponibilidade e como encontrar a porcentagem de disponibilidade que um sistema, bem como uma solução de alta disponibilidade que pode ser configurada no SQL Server 2005/2008.

Para que serve:

Este artigo serve como base no planejamento de uma solução de alta disponibilidade, explicando como encontrar a porcentagem de disponibilidade bem como em que classe este se encontra. Também demonstra como configurar o Log Shipping.

Em que situação o tema é útil:

O Log Shipping ajuda a planejar uma solução que minimiza o tempo de inatividade de um sistema em caso de alguma falha de software ou hardware, disponibilizando um segundo servidor responsável em assumir os serviços do servidor primário ou servir como banco de dados de consulta para melhorar o desempenho do banco de dados primário.[/lead]

As empresas buscam oferecer cada vez mais qualidade nos serviços que oferecem, deixando-os sempre disponíveis. Para tal, é preciso que os administradores de TI procurem continuamente se informar sobre a avaliação do serviço depois do seu uso e sobre o que o cliente espera para o futuro. Assim, a qualidade dos serviços prestados é o resultado de vários processos e componentes que juntos resultam no serviço oferecido. E a administração destes processos e componentes exige não só uma qualidade adequada quando se executa cada processo como também uma qualidade constante.

Neste artigo, será abortado como os administradores de sistema podem calcular a porcentagem de disponibilidade de um sistema e em que nível de disponibilidade esta se enquadra, podendo assim identificar qual é a melhor solução de disponibilidade que deverá ser implementada no ambiente da empresa aumentando a qualidade do serviço prestado. Descreverá também como configurar uma solução de disponibilidade usando o Log Shipping no SQL Server 2005/2008.

[subtitulo]Disponibilidade[/subtitulo]

O principal objetivo da alta disponibilidade é buscar formas de manter os serviços prestados por um sistema mesmo que o sistema venha a se modificar internamente por causa de uma falha. Sendo assim, podemos entender alta disponibilidade como o grau no qual um ambiente é percebido pelos usuários como disponível. Se um usuário não possuir acesso a todo ou parte fundamental do sistema, é dito que este está indisponível, sendo que o tempo total de indisponibilidade é conhecido como downtime.

Uma das medidas mais comuns de disponibilidade é a porcentagem de tempo de atividade expressa como número de noves, ou seja, a porcentagem de tempo que um determinado sistema está ativo e trabalhando. Por exemplo, considera-se que um sistema com uma porcentagem de tempo de atividade 99.999% tenha cinco noves de disponibilidade.

Esta porcentagem é possível de ser encontrada através de uma estimativa do número total de horas do tempo de inatividade do sistema (levando em consideração as paradas programadas ou não), usando as seguintes fórmulas para calcular a porcentagem de tempo de atividade por um ano, mês ou semana:

É importante ressaltar que o cálculo de disponibilidade deve ser feito a partir da visão do usuário, pois é ele quem definiu suas necessidades, sendo ele o responsável por aceitar ou não a disponibilidade oferecida.

A Tabela 1 demonstra os níveis de disponibilidade de um sistema com base no downtime anual, mensal e semanal, utilizando as fórmulas descritas.

Tabela 1"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?