Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo:

Este artigo apresenta as definições iniciais sobre inspeção de software. São apresentados os conceitos de defeito, erro e falha. Além disso, são discutidos os benefícios do uso de inspeção de software e um processo inicial de inspeção.


Para que serve:

Apresentar definições iniciais sobre inspeções de software, uma importante abordagem de garantia da qualidade de projetos de software.


Em que situação o tema é útil:

Atividades de garantia da qualidade devem ser idealmente aplicadas ao longo de todo o processo de desenvolvimento de software. Inspeção de software é justamente uma das abordagens que podem ser utilizadas com este objetivo.
Autores:Rodrigo Oliveira Spínola e Marcos Kalinowski

Na engenharia de software, assim como em outras disciplinas de engenharia, é necessário considerar variáveis como esforço, produtividade, tempo e custo de desenvolvimento. Essas variáveis são afetadas negativamente quando artefatos defeituosos são produzidos, devido ao retrabalho para corrigir defeitos. Sabe-se, ainda, que o custo do retrabalho para correção de defeitos aumenta na medida em que o processo de desenvolvimento progride. Desta forma, iniciativas devem ser realizadas no sentido de encontrar e corrigir defeitos tão logo sejam introduzidos. Uma abordagem que tem se mostrado eficiente e de baixo custo para encontrar defeitos, reduzindo o retrabalho e melhorando a qualidade dos produtos é a revisão dos artefatos produzidos ao longo do processo de desenvolvimento de software.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo