Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo:

Modelagem da estrutura de armazenamento de dados para um sistema de controle de tarefas administrativas de um condomínio.


Para que serve:

Oferecer um modelo inicial para a construção de um sistema que gerencia e controla algumas tarefas administrativas de um condomínio, podendo ser adaptado para diversos outros projetos que necessitem de um controle de serviços e outras manutenções prediais.


Em que situação o tema é útil:

O modelo de dados para um sistema que gerencia o controle de tarefas administrativas de um condomínio. O modelo apresentado neste artigo é útil para a construção de sistemas que lidem com os gastos, receitas, serviços, fornecedores, ocorrências e reuniões de condomínio. A partir do modelo sugerido pode-se modificar as entidades, atributos e relacionamentos para adequar a estrutura de acordo com outros tipos de sistemas e cenários onde é preciso administrar pessoas morando em uma comunidade.

A concentração cada vez maior de pessoas vivendo em cidades metropolitanas acaba gerando a necessidade de regras, estatutos e leis específicas para a convivência harmoniosa de pessoas desconhecidas morando em um mesmo prédio. As tarefas, responsabilidades, direitos e obrigações de cada morador de um prédio devem ser controladas e gerenciadas pelos condomínios visando evitar problemas e atritos com os moradores. Para alcançar este objetivo existem diversos sistemas computacionais que se propõem a facilitar a administração de cada aspecto relevante de um prédio e seus moradores.

Gerenciar as tarefas administrativas e operacionais de um condomínio pode ser uma tarefa complexa e trabalhosa se não houver nenhum suporte computacional, especialmente se os responsáveis pela administração (síndico, subsíndico e afins) não possuírem uma maneira organizada de tratar todos os dados envolvidos no dia-a-dia da administração predial. Com base neste cenário, este artigo apresentará como modelar um banco de dados para um sistema que fornece recursos para o gerenciamento de aspectos específicos de um condomínio, como o controle de moradores, reuniões, manutenções, receitas, orçamentos e alocação de áreas comuns.

A modelagem que será apresentada neste artigo aborda apenas alguns aspectos administrativos e não se aprofunda nos trâmites e detalhes relacionados à parte financeira, jurídica e contábil do condomínio. Contudo, a modelagem apresentada pode ser facilmente adaptada para suprir as necessidades de condomínios com diferentes características, como torres adicionais, cobranças bancárias, acordos de rateio complexos e contratos específicos com fornecedores. O modelo apresentado também poderá ser adaptado para a integração com outros sistemas que já existam ou que possam ser desenvolvidos visando à integração dos moradores, como intranets, sistemas de controle de telefonia, conexão à internet e outros.

Apesar de contemplar diversos cenários, o modelo apresentado neste artigo é simples e pode ser estendido para diferentes tipos de condomínio ou adaptado visando à integração com o módulo de contas a pagar e receber de um software ERP (ler Nota DevMan 1) já customizado e implantado no condomínio ou na empresa imobiliária que administra o prédio.

Nota DevMan 1. ERP

ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) são os sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc.). Estes sistemas envolvem a parte administrativa da empresa e geralmente são de missão crítica, pois envolvem processos fundamentais para o funcionamento da empresa.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo