De que trata o artigo:

Apresentar a correção das questões com conteúdo de banco de dados do concurso público do TRE do Paraná para as carreiras de Analista e Programador de sistemas.


Para que serve:

O conteúdo apresentado neste artigo serve para treinar candidatos e estudantes de banco de dados para futuras provas e concursos.


Em que situação o tema é útil:

A resolução das questões apresentadas neste artigo é útil para o candidato que almeja seguir a carreira de servidor público em um dos diversos cargos relacionados à área de tecnologia da informação, mais especificamente para aqueles que precisam estudar o conteúdo de banco de dados voltados para a programação de sistemas.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado do Paraná abriu concurso público em setembro de 2009 para preencher 27 vagas do cadastro de reserva. Os cargos disponíveis neste concurso foram divididos em dois grupos: analistas judiciários e técnicos judiciários.

No grupo de analistas judiciários foi criada a vaga de especialista em Análise de sistemas, vaga esta que contava com remuneração de R$ 6.611,39 mensais por 40 horas semanais de trabalho. Os candidatos a esta vaga deveriam possuir um diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível superior na área de Informática, fornecido por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

No grupo de técnicos judiciários foi criada a vaga de Programador de sistemas, que contava com remuneração de R$ 4.052,96 mensais por 40 horas semanais de trabalho. Os candidatos a esta vaga deveriam possuir um certificado, devidamente registrado e expedido por uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, de conclusão de curso técnico com ênfase em manutenção e suporte em informática ou redes de computadores (antigo segundo grau profissionalizante), ou de ensino médio (antigo segundo grau), acrescido 180 horas, devidamente comprovadas, de capacitação na área de operação de computadores, redes de computadores, manutenção de equipamentos de computação, bancos de dados ou sistemas operacionais.

A instituição organizadora do concurso foi o CESPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos), entidade vinculada à Universidade Federal de Brasília (UnB). As provas para ambos os cargos de Analista e Programador de sistemas continham 40 questões que cobravam conhecimentos básicos (português, raciocínio lógico e noções de informática, direito administrativo e eleitoral) e 80 questões que cobravam conhecimentos específicos. Todas as 120 questões deveriam ser respondidas apenas como C (certa) ou E (errada) durante a prova cuja duração máxima foi de 3 horas e 30 minutos.

O edital indicou que os candidatos ao cargo de Analista de sistemas deveriam possuir conhecimentos em redes, sistemas operacionais, programação, lógica, infraestrutura e bancos de dados (Oracle e MySQL) dentre outros. Já para a prova de Programação de sistemas a ênfase dos conhecimentos necessários foi dada à programação, bancos de dados e noções de ITIL e COBIT. A prova para o cargo de Programação de sistemas contou com 14 questões específicas de bancos de dados e a prova para o cargo de Análise de sistemas contou com apenas duas questões de bancos de dados.

Neste artigo será apresentada a correção apenas das questões com conteúdo de banco de dados da prova para as carreiras de Analista e Programação de sistemas. As questões serão apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

Questões do cargo de Programação de sistemas

Julgue os itens a seguir, a respeito de projeto e modelagem de banco de dados relacional.

81) A derivação de uma especialização do modelo lógico para o projeto físico de um banco de dados relacional não admite múltiplas formas. Cada entidade especializada dá origem a uma relação.

Gabarito: Errado

Comentário: Esta questão diz respeito à derivação de um modelo lógico de banco de dados para um modelo físico, ou seja, de como transformar o que está no modelo lógico para o modelo físico para a posterior implementação em um banco de dados relacional. O enunciado afirma que uma especialização modelada em um modelo lógico será implementada em um banco de dados relacional apenas de uma única forma e que cada entidade especializada será representada como uma relação.

As afirmações contidas no enunciado desta questão estão incorretas. Em primeiro lugar, o modelo lógico é abstrato e conceitual e por isso deve ser criado antes do modelo físico e da implementação deste modelo em um banco de dados relacional. Isso quer dizer que um modelo lógico ainda sofrerá modificações, melhorias e refinamentos e o que os objetos modelados no modelo lógico podem não existir no modelo físico. É comum indicar relacionamentos de generalização e especialização no modelo lógico, porém eles podem ser implementados de diversas formas, como tabelas com auto-relacionamentos, relacionamentos 1 para N ou mesmo em apenas uma tabela com várias colunas que implementem a especialização. Isso quer dizer que a especialização nem sempre pode resultar em uma relação. Devido às informações erradas no enunciado, o candidato deve marcar esta questão como errada.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo