Artigo SQL Magazine 8 - News e mercado

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo da Revista SQL Magazine - Edição 8.

Clique aqui para ler esse artigo em PDF.imagem_pdf.jpg

capaSQL12.JPG

Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

News e mercado

 

Banco de dados relacional de 22Kb!

A Encirq Corporation, empresa que desenvolve ferramentas e componentes para banco de dados embedded, acaba de lançar o Encirq 3e, primeiro sistema de banco de dados para microcontroladores de 16 bits. Com a ferramenta de gerenciamento Encirq 3e Data Management Suite, o desenvolvedor pode criar rapidamente bancos de dados relacionais repletos de recursos e extremamente compactos (até 22 Kb).

Para mais informações visite : www.encirq.com

 

MaxDB 7.5

Já está disponível no site da MySQL o MaxDB 7.5, nova versão renomeada do SAP DB, agora com código aberto e distribuído gratuitamente sob licença GPL. O MaxDB 7.5 incorpora uma série de recursos, como stored procedures, triggers e views, que ainda nem foram implementados no próprio MySQL (o software carro-chefe da empresa). O MaxDB já conta com versões para Linux e Windows. Para mais informações, visite www.encirq.com

Fonte: MySQL

 

Sai nova versão do PostgreSQL

Após 9 meses de desenvolvimento, é lançada finalmente a versão 7.4 do PostgreSQL, banco de dados objeto relacional de código aberto da PostgreSQL Inc. Esta versão inclui uma série de novos recursos como: otimização para o AMD Opteron(tm), melhoria na manutenção de índices, melhoria no suporte à indexação de textos (full-text index), agregação hash em memória, melhoria no planejador de consultas para subconsultas, um novo protocolo de comunicação e expansões nos recursos de índices funcionais e condicionais. Além disso, um novo recurso (já esperado pela comunidade) consiste na capacidade de replicação, obtida por meio da contribuição da solução de replicação eRServer(c) da PostgreSQL Inc. Outra novidade são as novas versões das interfaces gráficas do banco, o pgAdmin e o phpPgAdmin. Para obter mais informações e fazer o download do produto, acesse www.postgresql.org

Fonte: PostgreSQL

 

DB2.NET

Com o objetivo de popularizar a utilização do DB2 ,a IBM anunciou que a próxima versão de seu banco de dados oferecerá amplo suporte à plataforma de desenvolvimento .NET da Microsoft. Na tentativa de conquistar os usuários do banco dados da rival (o SQL Server), a IBM promete funcionalidades para a versão Windows de seu banco superiores às novidades contidas na próxima versão do próprio SQL Server, apelidado de “Yukon”. Assim como a Oracle, com o lançamento da versão 10g, a IBM tenta ganhar espaço no mercado tirando proveito da demora de uma nova versão do banco de dados relacional da Microsoft, que não é atualizado desde 2000.

Fonte: ComputerWeekly.com

 

Front-End estilo Access para Linux

A TheKompany, empresa especializada no desenvolvimento de aplicações Linux que utilizam a biblioteca QT, acaba de lançar sob liçenca GPL o Rekall, front-end universal para banco de dados que inclui drivers para os principais SGDBs, como MySQL, PostgreSQL e outros. Com uma interface bastante semelhante à do Access da Microsoft, o Rekall conta com alguns recursos interessantes, como design e uso de formulários e relatórios, construção de queries e importação e exportação de dados. Para obter mais informações sobre o software (que também tem versão para Windows), acesse www.rekallrevealed.org.

Fonte: Project Linux

 

 

 

Nicholas Carr no Brasil

O autor do artigo mais polêmico deste ano no setor de tecnologia, Nicholas Carr, esteve no Brasil para participar do seminário “O futuro da TI nas Corporações”. Em “IT Doesn’t Matter”, o jornalista e ex-editor da revista Harvard Business Review afirma que a TI se tornará um commodity para as empresas, da mesma forma que outros serviços (como água e luz, por exemplo). O seminário reuniu prestigiados consultores e CIOs de todo o país, além de alguns dos maiores fornecedores de TI como IBM, HP e CA, que debateram com Carr a importância da tecnologia para as empresas no momento atual bem como as perspectivas para o futuro. O evento foi realizado no dia 4 de dezembro pelo IDG Brasil, no Meliá Confort ITC, em São Paulo.

Fonte: IDG Now!

 

Oracle adverte para falha em sua família de servidores

A Oracle disparou um alerta de falha de segurança de alto risco em alguns de seus softwares servidores, informando que seus sistemas são afetados por vulnerabilidades no OpenSSL, protocolo de código aberto usado para prover um ambiente seguro na conexão entre cliente e servidor. A falha pode ocasionar vazamento de informações, ataques do tipo DoS (Denial-of-Service) e até mesmo o controle total da máquina pelo invasor. Os produtos vulneráveis são: Oracle HTTP Server 8.x, Oracle HTTP Server 9.x, Oracle8i Database, Oracle9i Application Server, Oracle9i Database Enterprise Edition e o Oracle9i Database Standard Edition.

A emprese pede a seus clientes que apliquem os patches apropriados em seus sistemas.

Fonte: Internetnews.com

 

Em 2005, a TI não será mais a mesma

Segundo as previsões mundiais recentemente divulgadas pelo Gartnet Group, pelo menos metade dos fabricantes de software no mundo (aproximadamente 2300) deverão desaparecer nos próximos dois anos. Para Bob Hayward, analista da companhia, a indústria de TI será afetada pela diminuição global de trabalho no setor e pela consolidação do mercado.

Hayward afirma que “Até 2005, as iniciativas voltadas para a terceirização crescerão em até 30%”. Segundo ele, isso acontecerá porque as empresas se concentrarão na busca de foco em competências, na necessidade de encontrar o melhor fornecedor para uma demanda específica (best-in-breed) e na redução de custos com operações.

O analista conclui sua teoria declarando que não haverá mais espaço para pequenos fornecedores no mercado, que será predominantemente dominado por grandes companhias.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?