Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo irá demonstrar como capturar imagens com um Smartphone ou Pocket Pc com Windows Mobile. Veremos também como transferir e gravar estas imagem em um servidor.


Para que serve

Em algumas situações para sistemas de campo como aplicações para apontamento ou coleta de dados, é necessário a obtenção de imagens. Sendo assim, neste artigo veremos como capturar uma imagem com a câmera de um dispositivo móvel, e gravá-la em um servidor.


Em que situação o tema é útil

Imagine você na praia com seu smartphone, tirando as fotos mais belas de suas férias e tendo a certeza que não importe o que aconteça, suas imagens estarão seguras e salvas em um servidor em um ambiente climatizado, seguro e longe daquele mar maravilhoso, areia, água de coco, das crianças com a mão melada de picolé. Enfim, brincadeiras a parte, podemos aproveitar os recursos da mobilidade aliado com a segurança necessária.

Resumo do DevMan

Neste artigo veremos como criar uma aplicação .NET para Windows Mobile, com o objetivo de capturar imagens da câmara do celular. A aplicação será responsável por tirar as fotos, e transferí-las para um servidor remoto.

São inúmeras as aplicações que uma solução deste tipo pode ter. Imagine um repórter que precisa enviar as fotos de um furo de reportagem; um vistoriador de veículos que precisa anexar à vistoria as fotos que fez do veículo; essas são apenas alguns exemplos do benefício que uma aplicação deste tipo pode oferecer.

Entedenndo os Tipos de Dispositivos

Os dispositivos móveis equipados com Windows Mobile possuem diversos recursos. Atualmente temos aparelhos com funções de um computador de bolso e também com função de telefone, conhecidos como Smartphones.

Quando tratamos de desenvolvimento para dispositivos móveis temos que tomar um certo cuidado e prestar atenção em alguns pontos antes de iniciar o aprendizado. Como por exemplo, quando dizemos que vamos desenvolver uma solução para um smartphone, dentro da plataforma .net temos algumas opções dispositivos móveis.

Um exemplo simples é que, em uma aplicação para um Smarphone não irá suportar recursos para dispositivos com tela sensível ao toque, apenas serão dispostos componentes para atender aqueles tipos de telefones que não possuem tela “touchscreen”.

Nota do DevMan

Lembre-se que quando iniciar o desenvolvimento para softwares comerciais, utilizando apenas um emulador para Smartphones (sem tela de toque), temos que tomar cuidado ao utilizar o mouse para realizar nossos testes.

Ao desenvolver software profissionalmente, procure utilizar um dispositivo compatível nos testes finais. Pois em alguns casos estamos habituados a utilizar o mouse, e nestes dispositivos não temos este tipo de recurso, o que pode nos apresentar algumas surpresas já que a navegação entre os controles de um formulário é realizada com a tecla “Tab” ou um botão lateral no dispositivo. Procure sempre testar seus aplicativos no dispositivo que o seu cliente irá utilizar em produção.

Mas popularmente um Smartphone é um telefone “inteligente”, que nos permite instalar novos aplicativos, tirar fotos, enviar e receber e-mails, e ainda realizar chamadas telefônicas.

Para iniciar o desenvolvimento para os dispositivos móveis no Visual Studio, é necessário instalar o SDK apropriado. O SDK é um pacote com algumas funções e recursos adicionais que serão incorporados ao Framework. Por padrão o Visual Studio 2008 já traz incorporado o SDK para Windows Mobile 5.0 for Pocket PC Phone Edition e Windows Mobile 5.0 for Pocket PC.

Para iniciar o desenvolvimento para Windows Mobile 6, é necessário realizar o donwload e a instalação deste SDK. Na Tabela 1 segue uma lista com os SDK’s disponíveis e uma breve comparação entre cada um.

Windows Mobile 5.0 Naming

Windows Mobile 6 Naming

Descrição

Windows Mobile 5.0 for Smartphone

Windows Mobile 6 Standard

Dispositivos que não possuem tela sensível ao toque.

Windows Mobile 5.0 for Pocket PC Phone Edition

Windows Mobile 6 Professional

Dispositivos que possuem tela sensível ao toque e também possuem função de telefone.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo