Artigo WebMobile 15 - Flash Lite para dispositivos móveis

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Saiba como criar um jogo para celulares utilizando Flash Lite.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 15. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem.JPG

imagem_pdf.jpg

Outra Tecnologia

Flash Lite para dispositivos móveis

Como criar um jogo para celulares utilizando Flash Lite

Flash Lite é a versão da tecnologia Flash, da Adobe, para dispositivos móveis. Ela foi projetada especificamente para telefones celulares, e pode ser utilizada para criar conteúdo e aplicações multimídia, tais como: jogos, animações, etc. A tecnologia Flash Lite também pode ser usada para a criação de protetores de tela (screensavers) animados. No entanto, a possibilidade desta utilização varia de dispositivo para dispositivo.

Flash Lite se tornou popular primeiramente no Japão há alguns anos (versão 1.0), e ultimamente tem se expandido para outros mercados, primeiramente com a versão 1.1 e as mais recentes, 2.0 e 2.1. Atualmente o Flash Lite está disponível em mais de 300 modelos de aparelhos, tendo sido pré-instalado em cerca de 200 milhões de dispositivos.

Com o Flash Lite, você pode criar jogos, aplicações conectadas, e utilizar muitas das funções disponibilizadas pelo telefone tais como enviar uma mensagem de texto (SMS) ou efetuar uma ligação telefônica. Uma aplicação Flash Lite também pode acessar algumas propriedades do dispositivo, como nível de carga da bateria e nível de sinal da conexão de rede.

Fazendo-se uma analogia com um filme, uma aplicação Flash é composta de animações interativas baseadas em frames colocados em uma linha de tempo (timeline). A diferença entre filmes e animações Flash é que uma animação Flash pode saltar de um frame para outro, tais frames não sendo necessariamente adjacentes em uma linha de tempo. Adicionalmente, animações Flash Lite podem conter outras animações como objetos, e também criar novos objetos em tempo de execução.

Além das animações criadas diretamente com a ferramenta de desenho do Flash (Flash Lite Professional 8 sendo a mais comum), a versão 2.0 permite a criação de animações utilizando-se codificação na linguagem ActionScript, que é a linguagem padrão tanto da versão desktop do Flash quanto da versão móvel.

Neste artigo, mostraremos como criar um jogo simples no qual o objetivo é pegar maçãs caindo de uma árvore, utilizando um prato, que pode ser movido para os lados utilizando-se o botão direcional do aparelho. O jogo em si não é muito desafiador, mas nos dará uma boa idéia de como criar uma aplicação utilizando Flash Lite.

Para completar este artigo é necessário o uso de alguma ferramenta compatível com a tecnologia Flash. Neste exemplo, será utilizado o Flash Professional 8 (ver mais detalhes sobre esta ferramenta na seção “Iniciando o desenvolvimento”). Os gráficos são fornecidos juntamente com a aplicação, não sendo necessário acesso a uma ferramenta de desenho gráfico. Para testar o jogo durante o desenvolvimento, você pode usar um dos muitos simuladores disponíveis no Flash Professional 8. Após a finalização, é importante testar o jogo em um dispositivo móvel real, que deverá ser um aparelho com suporte ao Flash Lite, pelo menos na versão 1.1, como qualquer telefone Nokia S60 3rd. Edition (N80, 3250, E61, etc.) ou Series 40 3rd. Edition Feature Pack 1 (5300, 5200).

Diferenças de capacidade entre versões do Flash Lite

Antes de iniciarmos, iremos mencionar as diferenças mais marcantes entre as versões do Flash Lite. A Tabela 1 mostra as diferenças entre o Flash Lite 1.1 e o 2.0.

 

Tabela 1. Diferenças entre Flash Lite 1.1 e 2.0.

Características comparadas

Flash Lite 1.1

Flash Lite 2

Baseado em

Flash 4 (ActionScript pre-1.0)

Flash 7 (ActionScript 2.0)

Suporte a vídeo

Não

Sim

Suporte a download de dados

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?