Artigo WebMobile 16 - Criando uma aplicação .NET Compact Framework

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo, aprenderemos como incrementar as nossas habilidades pré-existentes do Visual Studio e do .NET Framework, para desenvolver aplicações para dispositivos Windows Mobile.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 16. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem.JPG

.NET Mobile

Criando uma aplicação .NET Compact Framework

Com Windows Mobile utilizando o Visual Studio 2005 – Parte 1

 

Neste artigo, aprenderemos como incrementar as nossas habilidades pré-existentes do Visual Studio e do .NET Framework, para desenvolver aplicações para dispositivos Windows Mobile. Começaremos construindo uma aplicação Smartphone simples. Logo a seguir, acessaremos os dados fornecidos pelo SQL Server 2005 Mobile Edition (SQL Mobile), para adicionar funcionalidades de visualização de dados, inclusive a exibição de arquivos de imagem.

Através da utilização do Pocket Outlook Object Model API, enviaremos uma mensagem de e-mail para um contato do Office Outlook Mobile. Finalizaremos acrescentando funcionalidades para chamar um Web Service, que fornecerá dados atualizados para o banco de dados SQL Mobile e fará o download de arquivos de imagem adicionais para os novos dados.

Criaremos uma aplicação Smartphone, para ser utilizada pelos representantes comerciais de uma agência de vendas autorizada, de artigos de arte e de fotografia de alta qualidade. Nessa agência de vendas autorizada, os representantes comerciais gastam muito tempo atendendo clientes individuais. Esses representantes comerciais devem ter sempre acesso fácil às informações sobre o cliente e devem ser capazes de trabalhar efetivamente quando estiverem viajando a serviço.

A aplicação de exemplo fornece aos representantes comerciais uma maneira fácil de visualizar uma lista de produtos de arte e de fotografia disponíveis; um formulário para enviar uma imagem do produto para os clientes, onde as informações sobre o contato são armazenadas no Outlook Mobile Contacts; e um modo de atualizar o produto móvel com os dados mais recentes, inclusive com novas imagens.

Ao finalizarmos este artigo, estaremos familiarizados com o processo de construção de uma aplicação Windows Mobile utilizando o Visual Studio 2005 e o SQL Mobile. Estaremos também familiarizados com os conceitos básicos sobre como trabalhar com as Application Programming Interfaces (APIs) gerenciadas, do novo Windows Mobile 5.0.

Neste artigo, executaremos os seguintes exercícios:

·         Criação de uma aplicação Smartphone utilizando dados SQL Mobile;

·         Adição de suporte para envio de e-mail para um contato;

·         Acesso a Web services e recuperação de arquivos de imagem remotos.

 

Criando uma aplicação Smartphone e utilizando dados do SQL Mobile

Neste exemplo, utilizaremos o Visual Studio 2005 para criar uma aplicação Smartphone. Associaremos comandos com soft keys de um dispositivo móvel e acrescentaremos funcionalidades para rolar por uma lista de produtos disponíveis (uma lista de imagens).

Criaremos uma fonte de dados para um banco de dados SQL Mobile existente e, a seguir, testaremos a aplicação no emulador do Windows Mobile 5.0. No procedimento a seguir, criaremos um novo projeto Windows 5.0 Mobile no Visual Studio.

 

Criando um projeto Windows Mobile no Visual Studio

Abra o Visual Studio 2005 e clique em File>New>Project. Aparecerá a caixa de diálogo New Project. Em Project types, expanda Visual C#>Smart Device e a seguir, selecione Windows Mobile 5.0 Smartphone (Figura 1).

 

Figura 1. Selecionando o dispositivo Windows Mobile 5.0 Smartphone

 

Na caixa de diálogo New Project, selecione Device Application. Em Name, digite “OrderManager” e clique em OK. O projeto será criado e carregado no Visual Studio, como mostrado na Figura 2.

 

Figura 2. O projeto OrderManager

 

No procedimento a seguir, acrescentaremos um banco de dados SQL Mobile existente, como uma nova fonte de dados. Posteriormente, neste mesmo exercício, utilizaremos essa fonte de dados para acrescentar à aplicação, funcionalidades de visualização de dados.

 

Acrescentando uma nova fonte de dados

No Visual Studio, clique em Data>Add New Data Source. Será iniciado o Data Source Configuration Wizard. Em Choose a Data Source type, selecione Database e a seguir clique em Next (Figura 3).

 

Figura 3. A página Choose a Data Source type no Data Source Configuration Wizard

 

Na página a seguir, clique em New Connection. Se a caixa de diálogo New Connection não aparecer, clicar em Change. Em Choose Data Source, selecione Microsoft SQL Server Mobile Edition e a seguir clique em OK.

 

Nota: Se a caixa de diálogo Add Connection não apareceu, mas Choose Data Source sim, clique em Continue, como mostrado na Figura 4.

 

Figura 4. Escolhendo a fonte de dados

 

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?