artigo webmobile 17 - Enviando e-mails com páginas JSP

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo abordaremos como enviar e-mails de texto usando páginas JSF. Dado que não é um bom hábito inserir código Java em páginas JSF, nós iremos criar um JavaBean para realizar tal tarefa.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 17. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem.JPG

 

Java Web

Enviando e-mails com páginas JSP

Faisal Khan

Neste artigo abordaremos como enviar e-mails de texto usando páginas JSF. Dado que não é um bom hábito inserir código Java em páginas JSF, nós iremos criar um JavaBean para realizar tal tarefa.

Por que enviar e-mails?

Começaremos este artigo respondendo à seguinte questão: por que enviar e-mails seria algo tão importante em uma aplicação Web?

A seguir, algumas razões explicando o porquê que você necessitaria enviar e-mails a partir de seu website, da aplicação de sua empresa, ou de qualquer outra aplicação Web:

·         Adicionar formulários de opinião em seu site, permitindo que usuários enviem facilmente comentários e sugestões a respeito de seus produtos ou serviços;

·         Enviar e-mails de confirmação para compradores dizendo que os produtos comprados serão enviados em um certo período de tempo;

·         Programar sua aplicação para notificá-lo (ou o webmaster) através de e-mail quando alguma coisa importante negativa possa estar acontecendo em seu website, por exemplo, quedas no servidor de banco de dados;

·         Enviar e-mails para uma lista. Isso pode ser uma funcionalidade muito importante que poderia ser descrita em um único artigo.

 

Bom, acima foram citados apenas alguns pontos que lembramos, mas esperamos que tenha entendido a importância de ter esta capacidade em seu website.

Pré-requisitos para construção da aplicação

Você precisa ter pelo menos um servidor de aplicação com JSP 1.1 ou um Servlet container. Quase todos os servidores de aplicação e servlet containers conhecidos aceitam JSP 1.1, então não teríamos qualquer problema. Assim, você pode baixar e instalar o servidor Tomcat. Não executaremos esta atividade neste artigo, mas você pode encontrar facilmente na web artigos explicando passo a passo como proceder com a instalação.

Em seguida, você precisa ter o arquivo jar do JavaMail (mail.jar) no classpath do seu servidor de aplicação. Baixe a versão 1.2 do arquivo jar do JavaMail no website do JavaMail da Sun (http://java.sun.com/products/javamail/) e ponha na pasta /lib do seu servidor. A maioria dos servidores de aplicação possui uma pasta “/lib” onde você pode colocar os arquivos jar que você precisa para que seu servidor o reconheça. Se seu servidor de aplicação não possui essa pasta, você deve consultar a documentação para saber aonde adicionar tais arquivos.

Se ainda assim não funcionar, você pode, em último caso, colocar o arquivo jar na pasta /WEB-INF/lib da sua aplicação web. Isso deve funcionar.

Uma última coisa que você precisa ter no classpath do seu servidor de aplicação é o arquivo jar do Java Activation Framework. Você pode baixá-lo no endereço http://java.sun.com/products/javabeans/jaf/downloads/index.html. Ele é utilizado pelos arquivos das classes do JavaMail. Uma vez que ambos os arquivos activation.jar e mail.jar estão no classpath do seu servidor ou na pasta WEB-INF/lib da sua aplicação web, estamos pronto para seguir adiante.

 

Construindo a aplicação

Para demonstrar como enviar e-mails, iremos criar apenas quatro arquivos:

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?