Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 19. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Clique aqui para ler este artigo em PDFimagem_pdf.jpg

.NET Easy

Introdução à criação de páginas Web para dispositivos móveis

Conheça as particularidades do desenvolvimento de páginas Web para dispositivos móveis

 

Neste artigo veremos

· Criação de páginas para dispositivos móveis;

· Configuração de Emulador.

Qual a finalidade?

· Mostrar como desenvolver páginas que se adeqüem à realidade de pequenos dispositivos.

Quais situações utilizam esses recursos?

· Melhorar a interface do usuário de Palm’s, Pocket PC’s e SmartPhones.

 

Segundo pesquisas recentes, até o final de 2007 foram vendidos mais de 100 milhões de dispositivos móveis. Hoje, cerca de 11% das empresas já disponibilizam acesso remoto e outros 18% pretendem fazer o mesmo até o final do ano. Mais de 70% das empresas gastam pelo
menos 20% do seu tempo fora de suas mesas de trabalho. O ciclo de adoção de Smartphones por pequenas empresas é mais rápido do que em empresas de maior porte.

Percebe-se então que a criação de aplicativos para dispositivos móveis é uma grande tendência atual. O uso de dispositivos inteligentes (Celulares, Palm’s, PocketPc’s, etc) vem se mostrando como uma grande alternativa ao uso de notebooks. Diversas são as situações onde um dispositivo pequeno é muito mais eficiente que um notebook ou um desktop.

Contamos ainda com a vantagem do avanço diário da tecnologia. É muito freqüente nos depararmos com aparelhos mais modernos e com uma grande capacidade de armazenamento (considerando seu tamanho). Ainda temos os grandes avanços na área de telecomunicações que facilitou e vem barateando a conexão destes dispositivos à internet.

Temos dispositivos que se conectam à internet, o que nos falta para desenvolver sistemas Web?

Grande parte dos fabricantes de dispositivos inteligentes, os disponibiliza com o sistema operacional Microsoft Windows Mobile. Esta versão do Windows é totalmente focada no conceito de mobilidade incluindo os dispositivos na categoria de ferramenta ativa de trabalho.

Para o desenvolvimento de ferramentas temos o Microsoft .NET Compact Framework 2.0. Ele é o núcleo do desenvolvimento de aplicativos para dispositivos inteligentes usando a plataforma .NET. No próximo tópico conheceremos um pouco mais sobre ele.

Ainda no que diz respeito ao desenvolvimento, podemos criar dois tipos de aplicativos:

·     Web Mobile Applications;

·     Windows Mobile Applications.

A escolha de qual dos tipos de aplicativo você deve usar deve estar baseada na necessidade real do seu cliente. Por exemplo: Um restaurante que deseja automatizar os pedidos dos clientes, não precisa de um dispositivo conectado na internet, logo o mais indicado seria uma aplicação do tipo Windows Mobile Application.

Veremos neste artigo como trabalhar com esse dois conceitos de desenvolvimento. Mão na massa.

 

.NET Compact Framework 2.0

Percebendo que:

·     A demanda pelo acesso remoto cresce a cada ano;

·     Que simples páginas estáticas não atendem às necessidades das organizações;

·     A evolução dos dispositivos móveis é crescente e constante;

·     O preço dos dispositivos móveis vem caindo constantemente.

A Microsoft criou o Microsoft .NET Compact Framework. Uma suíte de classes totalmente compatíveis com o Framework .NET, porém totalmente especializada para dar suporte ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis, considerando todas as suas particularidades.

Os testes de aplicativos gerados para a plataforma Mobile ficam por conta dos emuladores de dispositivos. Para quem não sabe o que é um emulador, ele é um programa que simula as características do dispositivo para o qual você está desenvolvendo um aplicativo. São programas muito úteis para quem está trabalhando com dispositivos móveis. Com o Visual Studio 2005 temos emuladores padrão. Eles permitem que você construa e teste aplicações sem que os dispositivos estejam conectados em sua máquina.

O ASP.NET

Quem tem alguma experiência no desenvolvimento de sistemas Web para Browsers poderá aproveitar esta experiência no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos Mobile.

O namespace que provê as classes necessárias para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis é o System.Web.Mobile. Este namespace inclui autenticação e controles para manipulação de erros.

O namespace System.Web.UI.MobileControls provê os elementos para a criação da interface com o usuário. Entre os elementos destacamos os diversos controles Web para a construção de páginas ASP.NET para dispositivos móveis.

O ASP.NET 2.0 possui uma arquitetura chamada de Control-Adaptive, ou seja, os Web Controls são renderizados de acordo com o Browser que fez a requisição. Veja os principais namespaces usados no desenvolvimento de aplicações móveis.

· System.Web.Mobile: Possui o núcleo de funcionalidades para a criação de páginas;

· System.Web.UI.MobileControls: Contém os controles ASP.NET;

· System.Web.UI.MobileAdapteres: Contém as classes para construir e acessar os adapters.

O conjunto destes namespaces nos fornece as classes necessárias para a criação de sistemas robustos e seguros. Na Figura 1 é mostrado o processo de construção de uma página ASP.NET.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo