Artigo WebMobile 20 - Sistema de Pedidos Para Restaurantes

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (0)

Crie uma aplicação completa para Windows Mobile 6 usando UML, SQL Server e WebServices.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

.net Mobile

Sistema de Pedidos Para Restaurante

Crie uma aplicação completa para Windows Mobile 6 usando UML, SQL Server e WebServices

 

Neste artigo veremos

·         Como automatizar um restaurante;

·         Criação de uma aplicação usando Window Mobile 6;

·         Acesso a base de dados com aplicações Mobile;

Qual a finalidade

·         Demonstrar a facilidade em se criar aplicações para WM6;

Quais situações utilizam esses recursos?

·         Em projetos de automação de tarefas, tal como o controle de pedidos em um restaurante;

 

Resumo do DevMan

         O desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tem aumentado gradativamente por motivos óbvios. O custo desses aparelhos e a acessibilidade têm contribuído para aumentar cada vez mais o desenvolvimento de sistemas. Nesse artigo veremos como desenvolver uma solução completa para um restaurante e dessa forma aprenderemos como trabalhar com esse tipo de plataforma.

 

O baixo custo e a praticidade dos dispositivos móveis tem levado muitas empresas a investir nesses aparelhos para agilizar cada vez mais a vida de seus colaboradores, e evidentemente da própria empresa, nos mais diversos ramos de atividade. Temos visto freqüentemente em restaurantes, lanchonetes e bares que esses locais tem abandonado seus blocos de pedidos e trocado por soluções bem mais elegantes e modernas. Um bom dispositivo móvel hoje custa algo em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais), um valor bastante pequeno para alguns estabelecimentos. Além do investimento em modernidade, há outros dois fatores importantíssimos que são levados em consideração: rapidez e redução de erros. Certamente, digitar o pedido do PocketPC e tê-lo registrado diretamente no servidor do estabelecimento via Wi-Fi ou Bluetooth agiliza o processo, já que a cozinha pode ter acesso direto ao que precisa ser feito, e ainda reduz o erro do garçom.

Mas e o desenvolvimento de um sistema que atenda essas especificações, como será? O Windows Mobile oferece uma plataforma rica, suportada por ferramentas de desenvolvimento, como Microsoft Visual Studio que conjuntamente com o sistema gerenciador de banco de dados Microsoft SQL Server pode facilitar o uso de soluções informatizadas para essa situação.

Nesse artigo, propomos a criação de uma aplicação para fazer o lançamento de pedidos em um restaurante, bem como o fechamento da mesa e consulta do valor consumido até o momento.

Serão utilizadas neste artigo as seguintes ferramentas e soluções de software: Microsoft Visual Studio 2005 com linguagem C#, tecnologia SDK Windows Mobile 6, Banco de Dados SQL Server 2005.

Nosso estudo de caso tem como base o Restaurante (fictício) DevMedia. Restaurante que atende a uma grande quantidade de pessoas para o almoço e jantar diariamente.

Atualmente os pedidos são realizados de forma manual pelos garçons (lançando em comandas). O objetivo deste artigo é implantar uma solução na plataforma PocketPC, com a finalidade de que esse seja feito de forma automatizada por mesa, podendo a qualquer momento ser consultada a consumação da mesma pelo atendente no próprio aparelho. Aqui, será consumido um Web Service que fará a comunicação com o servidor de banco de dados.

 

Estudo de caso

O nosso estudo de caso para exemplificarmos o desenvolvimento real de uma aplicação consiste em:

· Empresa:

o    O restaurante DevMedia, é um restaurante de médio porte que tende cerca de 200 mesas no período do almoço e 100 no horário do jantar. (Média de pessoas por mesa: 2);

· Problema:

o    Durante o horário de atendimento entre 10:00 e 14:00 e 18:00 e 20:00 o número de pessoas atinge o pico, lotando todas as mesas do restaurante;

o    O DevMedia restaurante necessita de uma aplicação que permita ao garçom realizar o pedido dos clientes de forma rápida, e que o atendimento dos pratos a la carte aconteçam na ordem dos pedidos realizados;

· Solução:

o    Os garçons levam consigo os Pockets PCs;

o    Quando os clientes sentam à mesa, a mesma é aberta pelo garçom no seu aparelho, e essa informação é lançada no banco de dados no servidor do restaurante;

o    Quando o cliente faz o pedido, o mesmo é lançado pelo garçom no seu Pocket;

o    A qualquer momento, o garçom pode consultar a consumação para o cliente no próprio aparelho;

· Benefícios Previstos:

o    Tempo de transação dos pedidos reduzido em relação ao sistema atual manual;

o    Maior número de clientes atendidos no mesmo período de tempo gasto hoje;

o    Aumento do grau de satisfação dos clientes.

 

Como podemos verificar, com a solução proposta podemos reduzir o tempo de confecção dos pedidos já que a informação é enviada diretamente ao servidor do estabelecimento e conseqüentemente a cozinha. A quantidade de clientes atendidos aumenta e com isso a satisfação de todos. Isso acaba fazendo com o cliente volte ao estabelecimento aumentando as vendas.

Em suma, a solução só trará benefícios a quem contratar o serviço e adquirir o produto.

 

Nota: A Microsoft e seus parceiros possuem ótimos recursos para ajudar os proprietários de comércio a identificarem os benefícios de soluções baseadas na plataforma Windows Mobile. Algumas soluções para empresas podem ser consultadas no endereço www.microsoft.com/windowsmobile/business/default.mspx e para varejistas em www.microsoft.com/industry/retail/default.mspx.

 

Levantamento e análise

Uma das primeiras fases da ES (Engenharia de Software) consiste em elicitar os requisitos, onde o Engenheiro de Software busca compreender as reais necessidades dos usuários e o que os mesmos desejam que o sistema a ser implantado realize.

Uma das linguagens visuais para modelar sistemas informatizados é a UML (Unified Modeling Language). Ela possui muitas formas de visualização do sistema a ser modelado, através de diversos diagramas. Neste artigo, demonstraremos o nosso estudo de caso através dos diagramas de Caso de Uso(Use Case) e o Diagrama de Classes(Class Diagram), embora também existam outros diagramas importantes, esses dois serão suficientes para o nosso propósito.

Primeiramente, um caso de uso descreve uma seqüência de ações que representa um cenário principal e cenário alternativos, cujo objetivo é demonstrar o comportamento de um sistema ou partes dele. O diagrama de Casos de Uso pode ser considerado o mais geral e informal da UML, durante todo o processo de modelagem é vital a consulta a eles, os quais servem de base ao diagrama de classes. O diagrama de classes, por sua vez, é um dos mais importantes da linguagem, cuja finalidade é definir a estrutura, determinar atributos e métodos, além de estabelecer como as classes do sistema se relacionam.

Como a ênfase será dada na parte prática da aplicação para a plataforma Mobile, será estabelecido apenas um subsistema: atendimento, e dentre esse, os requisitos que se relacionam com somente o ator garçom. Veja a seguir:

 

·     Sub-Sistema: Atendimento

o            Requisitos

§     Consultar cardápio;

§     Abrir mesa;

§     Efetuar pedido;

§     Consultar pedido/mesa.

 

Consideramos no nosso exemplo a atuação apenas do garçom, quando do atendimento ao cliente. De forma a estabelecer os relacionamentos deste ator com os casos de uso que atendam aos requisitos especificados. Os nomes dados no diagrama servem como base para a explicação (Figura 1).

 

Figura 1. Diagrama de Caso de Uso – Atendimento

 

Criando o banco de dados

Primeiramente necessitamos de uma base de dados, conforme Figura 2. No nosso estudo será utilizado, como já mencionado na introdução deste artigo, o sistema gerenciador de banco de dados SQL Server 2005. Você pode utilizar o SQL Express 2005, sem problemas.

Também é importante dizer, que o modelo de Entidade Relacionamento apresentado, deve servir de base para nosso objetivo principal, que é a criação da aplicação para PocketPC. Aqui não estamos nos preocupando primordialmente com as regras de normalização de banco de dados, preocupamo-nos apenas com o essencial para o desenvolvimento dessa aplicação-exemplo (Figura 2).

 

Figura 2. Modelo de Entidade Relacionamento do Exemplo Proposto

 

Nota: O download e instalação do banco de dados não serão abordados aqui por não fazerem parte do escopo desse artigo.

 

Para criação do banco de dados no SQL Server, abra o SQL Server Management Studio Express e, ao abrir a ferramenta, dê um clique de direita sobre o item Databases (Figura 3). Na seqüência digite o nome de nosso BD que será Restaurante (Figura 4).

 

Figura 3. Object Explorer no SQL Server"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?