: Verdana">Java Mobile

Desenvolvendo um Jogo para Desktop controlado pelo Celular via Bluetooth

Parte III – Utilizando a Mobile Sensor API para controlar o jogo através de movimentos no aparelho celular

 

LEAD: BOX

De que se trata o artigo:

O artigo trata do desenvolvimento de jogos para Desktop, o qual é controlado pelo movimento do aparelho celular. O artigo é dividido em três, onde: no primeiro foi apresentada a utilização da classe Canvas para manipulação de interfaces gráficas de baixo nível. No segundo artigo desta série, foi apresentada a tecnologia Bluetooth para a comunicação entre o telefone celular e o computador desktop, a qual possibilita transferir o controle do jogo para o aparelho celular. Nesta terceira e última parte da série, o controle do jogo que é feito pelo celular receberá o aporte da Mobile Sensor API. Com isso, os sensores do aparelho celular percebem sua movimentação para todos os lados, recuperando estas informações e repassando ao desktop através da comunicação Bluetooth.

Para que serve:

Utilizar a tecnologia Bluetooth para comunicação entre dispositivos, podendo ser celular/celular ou celular/aplicativo Desktop. Além disso, adicionar o pacote opcional Mobile Sensor, para poder capturar informações do sensor de movimento do aparelho e transformá-los em comandos para o jogo.

Em que situação o tema é útil:

Na comunicação entre dispositivos utilizando a tecnologia Bluetooth e na utilização dos sensores do aparelho móvel através da Mobile Sensor API.

 

 

A utilização de sensores está se tornando comum no dia-a-dia. Há inúmeros exemplos de tipos e usos destes equipamentos que ajudam a traduzir de forma mais amigável a iteração entre pessoas e as máquinas. Além disso, seu uso passou a ser incorporado em equipamentos cada vez menores, sendo atualmente embarcado também em telefones celulares.

Hoje, podem-se controlar jogos pelo pressionamento de botões, acionamentos de alavancas, pela movimentação do controle e até pela mente através de sensores que captam as ondas cerebrais e as transformam em comandos. Esses sensores são usados como um fone de ouvido, mudando completamente a experiência de jogabilidade.

Já existem também as casas digitais, que utilizam diversos sensores para captar tudo que o usuário faz e/ou necessita, interagindo de forma ubíqua com o mesmo. Certas casas captam o estado de espírito dos seus habitantes, configurando as cores e o som ambiente da moradia de acordo com estes dados. Ainda, alguns ambientes tecnológicos (também chamados de casas) têm sensores de chuva nas janelas, sendo fechadas automaticamente quando percebem a possibilidade de chuva eminente.

E o que falar da indústria automotiva? Sensores de estacionamento tornaram-se itens comuns em automóveis de grande porte. Alguns modelos também apresentam sensores de luz ou sensores nos faróis que acompanham o movimento do carro em curvas fechadas.

E na era dos aparelhos celulares é importante citar que a operadora japonesa de telefonia celular, a NTT DoCoMo, trabalha em uma nova geração de telefones celular que serão controlados pelo movimento do usuário, tudo isso através de sensores. E tem mais, já existem protótipos de telefones celulares que são controlados através de ondas cerebrais dos usuários, no melhor estilo Matrix.

Tratando especificamente de sensores em telefones celulares e a plataforma Java ME, pode-se dizer que já é possível criar aplicativos que utilizem as informações capturadas por diversos sensores, através do pacote opcional chamado de Mobile Sensor API (JSR-256).

         Neste artigo, que é o terceiro de uma série que começou com o desenvolvimento de um jogo da velha Desktop controlado pelo teclado do computador e continuou com a transferência do controle do jogo para o aparelho celular via Bluetooth, iremos alterar o controle do jogo no celular, fazendo com que as ações do jogo sejam realizadas com o movimento no telefone celular, e não acionando os SOFT KEYS direcionais do aparelho.

 

Mobile Sensor API – JSR 256

A JSR 256 objetiva fornecer uma biblioteca de classes e interfaces que permitam aos desenvolvedores Java ME recuperar dados de sensores de forma fácil e uniforme. Esta JSR é aplicável à versão 1.1 da configuração CLDC (Connection Limited Decive Configuration) e à versão 1.0 da CDC (Connection Device Configuration).

Este pacote opcional adiciona diversas possibilidades aos programadores. Além de sua premissa básica de capturar dados de sensores, é possível inserir listeners aos dados medidos. Por exemplo, o aplicativo pode receber uma notificação quando o aparelho celular apresentar uma carga de bateria menor que 15% de sua carga total, ou ainda, no momento de enviar informações através de uma conexão HTTP, e a mesma estar inoperante, o aplicativo pode escolher ser avisado quando a mesma estiver operante e estável.    

A Mobile Sensor API também suporta sensores que estejam atuando externamente, através de diversos tipos de conexão como Bluetooth, Wired ou até mesmo através de uma conexão HTTP. É importante ressaltar que esta API não tem nenhum controle operacional sobre os sensores. Ela apenas pode recuperar os dados fornecidos pelos mesmos. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo