RONG>

ASP.NET

Desenvolvendo uma agenda eletrônica em XBAP

Utilizando os recursos de WPF na Web

 

Neste artigo veremos

·                         Como criar um projeto XBAP;

·                         Noções básicas de XAML;

·                         Como utilizar os controles do tipo Layout Control.

Qual a finalidade?

·                         A finalidade desse artigo é introduzir o leitor na utilização de WPF no dia-a-dia.

Quais situações utilizam esses recursos?

·                         Em praticamente qualquer situação podemos usar XBAP, já que é possível estreitarmos a distância entre uma aplicação Win32 e Web usando essa tecnologia.

 

Resumo do DevMan

         Desenvolver aplicações Web e torná-las tão rápidas e atrativas quanto aplicações Windows, tornou-se um dos melhores negócios do mundo de TI. O grande problema disso tudo é fazer com que uma aplicação Web seja tão rápida quanto uma aplicação Windows e possa ser desenvolvida com a mesma velocidade que outros tipos de aplicações.

         Com XBAP podemos fazer isso. É possível desenvolver para a Web, com conceitos de Web, mas acima de tudo desenvolver com agilidade, produtividade e compatibilidade de plataformas.

         Veremos nesse artigo como desenvolver uma pequena agenda eletrônica usando tal tecnologia.

 

Como desenvolver para a Web de forma rápida, prática e eficiente sem perder os conceitos básicos da plataforma? Essa pergunta é bastante pertinente nos dias de hoje, por isso saber respondê-la de bate pronto pode lhe causar a perda ou ganho de um cargo importante hoje em dia.

Não é fácil desenvolver boas soluções Web sem o mínimo de esforço, mas sabemos que há tecnologias e novos conceitos que nos ajudam bastante no dia-a-dia e que podem fazer nossa profissão virar um excelente atrativo do dia para a noite.

Nesse artigo iremos ver os princípios básicos de um projeto em WPF (Windows Presentation Foundation) e como poderemos utilizá-lo na internet com as ferramentas para desenvolvimento Visual Studio 2008 com o Service Pack 1, SQL Server 2005 e Linq utilizando a linguagem C#.

O WPF utiliza para a criação de suas interfaces, o código XAML (eXtensible Application Markup Language). Também conhecido como zamel, ele foi projetado para ser o sucessor das aplicações Windows Forms. Surgiu a partir da versão 3.0 do framework, mas a versão que iremos utilizar neste artigo será a do framework 3.5 Service Pack 1.

 

Nota DevMan

Um dos principais métodos de desenvolvimento de aplicações Web garantindo uma total interação com o ambiente atual e visualmente mais parecido com janelas Windows foi o: Windows Forms. Há diversos programadores que gostam ou ainda preferem usar-se dessa tecnologia.

A bem da verdade o Windows Forms não chamou muito a atenção do público por isso tem sido deixado de lado há anos. Basicamente, Windows Forms são janelas bem semelhantes as do próprio Windows. Podemos fazer exatamente todo tipo de aplicação utilizando esse conceito.

 

 

Em WPF existem 3 tipos de projetos que são:

·                         Windows Application: igual a um projeto Windows Forms e sua instalação é feita no lado cliente;

·                         Navigation Application: semelhante a um projeto Windows Application, ou seja, também fica instalado na máquina do cliente, porém este tipo de projeto não trabalha com janelas e sim com navegação como na Web;

·                         XBAP - WPF Browser Application: que é um projeto para se executado através do navegador do cliente, bastando que o mesmo tenha instalado em sua máquina um plug-in necessário. Esse plug-in está disponível atualmente para o Internet Explorer 6 ou posterior e para o Firefox 2.

Para realizar o acesso a dados utilizaremos o Linq, porém não entrarei em detalhes sobre o LINQ por não fazer parte do escopo desse artigo. Faremos uma breve introdução dos conceitos para que possamos desenvolver o exemplo. O LINQ também surgiu a partir do framework 3.0 para concorrer com nHibernate, os quais são framework’s de acesso a dados conhecidos como ORM (Object Relational Model) usados para realizar os processos de  gravação, alteração e exclusão de dados no BD, o famoso CRUD (Create, Read, Update, Delete – Inserção, Leitura, Atualização e Exclusão).

Download e instalação das ferramentas

Basicamente o que precisamos para desenvolver nossa Agenda Eletrônica utilizando o XBAP, é ter instalada uma cópia do Microsoft Visual Studio 2008 Service Pack 1 em sua versão completa, do banco do dados Microsoft SQL Server 2005 Express Edition Service Pack 2, do Microsoft SQL Server Management Studio e o .net framework 3.5 Service Pack 1. O Microsoft SQL Server 2005 Express Edition pode ser encontrado no link www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=220549b5-0b07-4448-8848-dcc397514b41&displaylang=en e o Service Pack 2 em www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=D07219B2-1E23-49C8-8F0C-63FA18F26D3A&displaylang=en. O Microsoft SQL Server Management Studio é encontrado em www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=C243A5AE-4BD1-4E3D-94B8-5A0F62BF7796&displaylang=en.

Faremos o download usando o link http://msdn.microsoft.com/pt-br/evalcenter/bb633753.aspx, pois aqui já é possível baixá-las com o Service Pack 1 e versões completas em regime Trial, de teste. Entre no link indicado, selecione a linguagem de preferência e baixe a imagem do DVD para gravação. O download deve demorar um pouco dependendo de sua conexão com a internet. São 3.30 Gb de imagem e será necessário fazer a gravação da mesma em DVD.

 

Nota: Todas as ferramentas Express da Microsoft podem ser encontradas no link www.microsoft.com/express. Você pode usar esse link para baixar o banco de dados Microsoft SQL Server 2008 Express Edition, mas como o recurso XBAP não encontra-se disponível na versão Express do Visual Studio 2008, será necessário baixar a versão completa Trial como mencionado anteriormente.

 

Nota: Uma boa dica é usar programas que emulem a presença de um CD/DVD no drive como o Alcohol 52% que é gratuito e pode ser encontrado no site www.alcohol-soft.com/. Com o programa instalado basta incluir a imagem (.ISO) nele e executar a instalação.

 

Após efetuado o download, execute o arquivo e clique em Next na primeira tela de apresentação. Na tela seguinte clique em I have read and accept the license terms (Figura 1) para aceitar os termos de licenciamento do produto. Em seguida escolheremos o que será instalado utilizando a opção Custom (Figura 2). Marque o que deseja instalar. No meu caso desmarquei as opções linguagem Visual C++ e Visual Basic (Figura 3).

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo