Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

ndowtext 1pt solid; PADDING-TOP: 1pt; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-element: para-border-div">

LEAD: BOX

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo LBS (Location Based Service) direcionado para telefones celulares. Estes aparelhos acessam um servidor web com dados de pontos turísticos de uma cidade e, através destas informações e da recuperação de dados de geolocalização no dispositivo móvel, avisam o usuário quando este se aproximar de um dos pontos cadastrados no banco de dados do servidor web. A partir deste aviso, o usuário pode visualizar uma imagem ou requisitar mais informações sobre o referido ponto. No segundo artigo desta série, o usuário poderá cadastrar pontos turísticos apenas capturando uma foto do local e enviando ao servidor web.

Para que serve:

Utilizar informações de georeferenciamento através da Java Location API em aplicativos Java ME. Além disso, trata da utilização de listeners que avisam o usuário da aproximação de um ponto conhecido, configurado pela sua posição (latitude e longitude). O segundo artigo desta série também mostrará informações de mídia com a Mobile Media API.

Em que situação o tema é útil:

Na utilização de informação de georeferenciamento e na utilização de listeners de aproximação de pontos geográficos.

 

A disseminação de aplicativos LBS (Location Based Service) na sociedade cresce vertiginosamente, principalmente no ramo automotivo, onde aparelhos que guiam os motoristas estão se tornando comum no dia-a-dia. O uso deste tipo de aplicativo em dispositivos móveis ainda é um pouco limitado, devido a questões de hardware e software, ou até mesmo da usabilidade de pequenos dispositivos. Um bom exemplo são os aplicativos LBS em aparelhos celulares. Sua tela com pouca dimensão dificulta a visualização ampla de mapas. Porém, mesmo com todos os empecilhos, as previsões para este mercado são animadoras em todos os setores.

Além disso, embora a visualização de um mapa em um aparelho automotivo possa oferecer melhor visibilidade e exatidão, não estaremos sempre transitando sentados confortavelmente no banco de um automóvel. Existirão situações onde a única ferramenta disponível será um dispositivo móvel, seja ele um aparelho celular, um smartphone ou um PDA (Personal Digital Assistant). Nesse sentido, o telefone celular possui mais pontos positivos, como a facilidade extrema de ser transportado, seu preço reduzido e a existência de planos cada vez mais atraentes das operadoras de telefonia celular. Levando isso em conta, aplicativos LBS mobile não devem ser desprezados.

E relacionado ao Mobile Learning? O próprio termo é pouco difundido. Ele apenas compreende aplicativos direcionados ao ambiente móvel que visam o aprendizado dos usuários. Este tipo de ferramenta é muito carente no dias de hoje. Alguns museus utilizam aplicativos para que os visitantes possam ter maiores informações sobre as obras de arte ou ainda para visitas virtuais. Isso poderia ser exemplificado como um tipo de Mobile Learning.

O objetivo desta série de dois artigos é justamente a criação de um aplicativo LBS que possa auxiliar no aprendizado da história de uma cidade, ou seja, um sistema Mobile Learning. A idéia é o cadastro de pontos históricos em um servidor web, informando o nome, descrição, uma imagem e as coordenadas deste ponto. Essas informações são baixadas no celular que, através da obtenção de informações de georeferenciamento, pode saber quando está se aproximando de um determinado ponto, alertando o usuário. Além disso, a ferramenta permitirá que os usuários cadastrem pontos da sua cidade a partir de seu telefone celular. O cenário é muito simples, o usuário precisa apenas capturar uma imagem, descrever o nome e uma descrição do ponto e enviar para o servidor web. A posição geográfica do local é obtida automaticamente pela aplicação, através da utilização da Java Location API.

Com isso, o leitor aprenderá várias tecnologias no decorrer deste trabalho: aplicativos LBS e a utilização da Java Location API, utilização de dados multimídia em aplicativos Java ME e troca de dados entre celular e servidor.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo