Artigo webmobile 23 - Crie seu mini You Tube usando WPF

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo publicado pela revista WebMobile edição 23.

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

imagem_pdf.jpg

ASP.NET

Crie seu mini YouTube

Exibindo vídeos em Windows Presentation Foundation

 

 

Neste artigo veremos

·                     Como criar um projeto XBAP;

·                     Noções básicas de XAML;

·                     Utilizar os controles do tipo Layout Control;

·                     Data Binding;

·                     MediaElement;

  • Upload de Arquivos.

Qual a finalidade

·                    A finalidade deste artigo é dar ao leitor um breve entendimento de utilizar os controles de WPF para a reprodução de áudio e vídeo.

Quais situações utilizam estes recursos?

·                    Aplicações multimídia.

 

Resumo do DevMan

         Já pensou em como o YouTube foi desenvolvido? Neste artigo vamos utilizar recursos do WPF para criar um site semelhante a ele, que permita a inclusão de vídeos e sua visualização. O WPF traz para o .NET Framework  recursos que simplicam a criação de aplicações que exigem conteúdo multimídia. Veremos também como utilizar o Linq To Entities para manter a base de dados de vídeos.

 

O WPF, Windows Presentation Foundation foi introduzido a partir da versão .NET Framework 3.0. Ele representa a iniciativa da Microsoft para o desenvolvimento de aplicações Windows com interfaces ricas, ou seja, aplicações que possuam um visual mais aprimorado e que melhore a experiência do usuário. Além de ser utilizado para esse fim, também é possível utilizá-lo através da WEB. Essa variante é chamada de XBAP, WPF Browser Application.

Uma aplicação XBAP pode ser executada através do navegador do cliente como se estivesse instalada localmente. Essa vantagem possui um custo, exige que na máquina do cliente esteja instalado o runtime do .NET Framework.

Vamos criar um aplicativo XBAP que funcionará de forma semelhante ao conhecido You Tube, exibirá áudio e vídeo. Nele vamos aplicar alguns recursos específicos do WPF que serão abordados a seguir.

 

Nota do DevMan

A Microsoft no esforço de permitir a seus desenvolvedores a criação de aplicações com interfaces ricas, incluiu o WPF em seu .NET Framework. Uma das novidades trazidas é a introdução de scripts em XML para definição das características da interface. Esse formato XML envolvido sofreu algumas personalizações por parte da Microsoft e foi renomeado para XAML (leia-se zémel). O XAML oferece um forma independente de linguagem de programação de construção de interfaces, permitindo realmente que designers que nunca programaram possam criar uma ótima experiência visual sem interferir no código do programa.

 

Download e instalação das ferramentas

Para que possamos desenvolver nosso exemplo Mini YouTube, precisamos de algumas ferramentas instaladas em nosso ambiente de desenvolvimento. Basicamente o que precisamos para desenvolver utilizando o XBAP, é:

 

·                     Microsoft Visual Studio 2008 Service Pack 1: O Microsoft Visual Studio 2008 Service Pack 1 pode ser encontrado no link msdn.microsoft.com/pt-br/vstudio/default.aspx. É importante lembrar que o Visual Studio 2008 em sua versão Express não implementa o recurso XBAP. No link informado, clique em Experimente o Visual Studio localizado a esquerda do Web Site. Na tela seguinte apenas clique em Download it now para ser direcionado a uma nova tela. Selecione Brasil (Portugués) em ambos ComboBox para que possamos iniciar o download. Agora clique no botão Download Trial Software e escolha qual versão baixar. Para esse artigo será necessário clicar em um dos links a direita do site, ou seja, no grupo Download Visual Studio 2008 SP1. Você será redirecionado a uma página, que na verdade é uma espécie de gerenciador de downloads da Microsoft. O download deve demorar algumas horas, já que o arquivo de instalação do Visual Studio é bem razoável em termos de tamanho. Feito isso, apenas instale seguindo as instruções do setup;

·                     Microsoft SQL Server 2005 Express Edition: Como já sabemos esse é o banco de dados da Microsoft. É perfeitamente possível utilizar essa versão, que é gratuita, para escrever nossa aplicação. Baixe-o e instale. Novamente devo salientar que a instalação é muito simples e rápida. Caso ainda tenha dúvidas sobre a instalação instale-o apenas utilizando as mensagens padrão que aparecerão no browser;

·                     Microsoft SQL Server Management Studio: Assim como precisamos do banco de dados, necessitamos também de um gerenciador para que possamos fazer as manutenções no BD criado. O Microsoft SQL Server Management Studio é usado para administrar o banco de dado caso não saiba. Ele pode ser encontrado também no link www.microsoft.com/express. Não se preocupe, é muito fácil fazer a instalação dele. Apenas siga os passos do assistente e terá o programa disponível no seu computador;

·                     .Net Framework 3.5 Service Pack 1: Realmente é muito importante ter o Service Pack instalado, pois grande parte do sistema será focado em cima disso. O .net Framework 3.5 contém todos os controles necessários para fazer o desenvolvimento do sistema. Ao instalar a versão 2008 do Visual Studio, ele já é automaticamente instalado.

 

Todos esses arquivos podem ser facilmente encontrados no site da Microsoft.

 

Nota: Todas as ferramentas Express da Microsoft podem ser encontradas no link www.microsoft.com/express. Você pode baixar o banco de dados Microsoft SQL Server 2008 Express Edition para utilizar no exemplo, porém não é possível utilizar a versão Express do Visual Studio 2008 porque nela não está disponível o recurso de XBAP. Contudo, pode-se baixar a versão Trial do Visual Studio 2008.

 

Criando o Banco de Dados

Antes de iniciarmos nosso projeto vamos criar a base de dados que o mesmo irá utilizar. Será um banco de dados simples com apenas uma tabela que armazenará informações sobre os vídeos existentes. Acesse o menu Iniciar>Programas>Microsoft SQL Server 2005> SQL Server Management Studio, uma janela como na Figura 1 será mostrada ao entrar no gerenciador.

 

Figura 1. Tela de login do gerenciador

 

Em Server name digite o nome do servidor, que normalmente obedece ao formato NOME DA MÁQUINA\SQLEXPRESS. Em seguida selecione SQL Server Authentication em SQL Server Authentication. Digite o login padrão, SA, e informe a senha definida na instalação do SQL Server Express. Feito isso o Microsoft SQL Server Management Studio Express será aberto com uma aparência semelhante à Figura 2.

 

 

Figura 2. Management Studio Express

 

Para criar um novo banco de dados, expanda o item DataBases e em seguida clique com o direito nele. Escolha a opção New DataBase e dê o nome de MyVideosShare. Para criarmos a tabela basta expandirmos o nosso banco de dados criado e clicar com o direito em Tables selecionando New Table. Em seguida uma janela será aberta e agora precisaremos apenas incluir os campos e seus atributos necessários. Vamos criar junto à tabela de Vídeos.

Nas propriedades da tabela, em Name, digite o nome da tabela, Videos, como pode ser visto na Figura 3.

 

Figura 3. Nomeando a tabela

 

Em seguida criaremos os seguintes campos:"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?