Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 23. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

 

; PADDING-BOTTOM: 0cm; MARGIN: 0cm 0cm 0pt; BORDER-LEFT: medium none; TEXT-INDENT: 0cm; LINE-HEIGHT: normal; PADDING-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: medium none; TEXT-ALIGN: left; mso-border-alt: solid black .5pt; mso-padding-alt: 1.0pt 4.0pt 1.0pt 4.0pt; mso-hyphenate: auto" align=left>LEAD: BOX

De que se trata o artigo:

Desenvolvimento de aplicações para o iPhone com o iPhone SDK.

Para que serve:

Para informar sobre o desenvolvimento do iPhone usando iPhone SDK, abordando a instalação do mesmo e a criação de uma aplicação simples.

Em que situação o tema é útil:

Desenvolvimento e debug de aplicações para o iPhone.

Mobilidade tem sido a palavra mais abordada nos dias de hoje. Os dispositivos móveis tem ganhado uma enorme importância no nosso dia a dia. Quem atualmente consegue viver sem um celular no bolso?

O celular tem se apresentado como peça fundamental em nossas vidas, facilitando a comunicação com o mundo ao nosso redor e nos últimos anos ele simplesmente deixou de ser um mero meio de comunicação e passou a ser um verdadeiro “canivete suíço” moderno com inúmeras funcionalidades, transformando-se em um verdadeiro computador de bolso, capaz de nos divertir, informar e orientar nossos caminhos.

Entre inúmeros celulares disponíveis no mercado, surgiu um com características singulares, o iPhone. Este celular inovou o conceito de telefonia móvel, apresentando funcionalidades que até então não haviam sido adicionadas a um celular. Neste artigo, falaremos brevemente sobre a história do iPhone, o que o torna este celular tão interessante, quais as funcionalidade que o mesmo possui e então abordaremos como você pode ampliar essa gama de funcionalidades ao criar novas aplicações usando o iPhone SDK.

 

História do iPhone

O iPhone é o primeiro celular produzido pela fabricante de computadores Apple. Ele revolucionou o mercado de celulares ao apresentar uma gama de funcionalidades inéditas neste tipo de dispositivo, onde a principal delas é seu teclado virtual que pode ser utilizando bastando somente tocar na tela, chamado de touch screen (ver Figura 1).

 

Figura 1. Tela inicial do iPhone

 

A primeira versão comercial do iPhone foi lançada em 9 de janeiro de 2007. Esta versão incluía suporte para câmera, voice mail, media player, mensagens SMS, navegação na internet e conexão Wi-Fi.

A segunda versão do iPhone, mais conhecida como iPhone 3G, veio com suporte às tecnologias de redes 3G HSDPA e UMTS além de um GPS integrado.

Porém, o grande desafio que surgiu a partir daí foi: como viabilizar o desenvolvimento global de novas aplicações para rodarem no iPhone. A seguir, conheceremos um pouco sobre este novo ramo que surgiu.

 

Desenvolvimento de Aplicações para o iPhone. O que é o iPhone SDK?

No dia 6 de março de 2008 foi lançado o iPhone SDK, que é um kit completo para o desenvolvimento de aplicações para o iPhone contendo a IDE Xcode, a ferramenta Interface Builder, o iPhone Simulator, o compilador GCC, a ferramenta de debug GDB, dentre vários outros utilitários de desenvolvimento.

A IDE Xcode é um dos softwares fundamentais do SDK. Com o Xcode é possível iniciar rapidamente a criação de uma aplicação para o iPhone a partir de um assistente/wizard. Ela possui suporte para complemento de código, integração com sistemas de controle de versão de código como o CVS e SVN, integração com o Interface Builder e com o iPhone Simulator.

Para criação da interface de aplicações, o SDK dispõe do Interface Builder. Com esta ferramenta é possível criar interfaces para as aplicações para o iPhone bastando apenas arrastar e soltar os componentes de interface disponíveis em uma paleta de componentes na tela que está sendo desenhada. É possível, ainda, gravar as telas em um formato chamado XIB (ver Nota DevMan 1) que é descrito em XML. Esses arquivos podem ser carregados a partir do código de nossa aplicação, que então vai processar este arquivo e apresentar a tela ao usuário.

 

Nota DevMan 1. XIB

O XIB é um formato de arquivo usado para descrever de forma declarativa a estrutura de uma tela de uma aplicação para o iPhone, contendo informações como tamanho, posicionamento, componentes presentes na tela, características e comportamentos dos mesmos.

 

Para compilar as aplicações, pode ser usado o GCC, que é um compilador opensource capaz de compilar código nas linguagens C, C++ e Objective C. O Xcode utiliza-se do GCC para compilar o código das aplicações para o iPhone.

Além do GCC, o iPhone SDK também faz uso do GDB, que é um projeto opensource utilizado para depurar aplicações desenvolvidas em C, C++ e também Objective C. O Xcode possui excelente integração com o GDB, facilitando no processo de depuração de suas aplicações.

 

Preparando o Ambiente de Desenvolvimento de uma Aplicação para o iPhone

O desenvolvimento de aplicações para o iPhone requer não somente ferramentas específicas, mas também requer um hardware e sistema operacional adequado para isto. Para que o desenvolvimento de tais aplicações seja possível, será necessário ter à disposição um computador Apple: Mac Mini, Mac Book, Mac Book Pro ou iMac com o Mac OSX  10.5.5 instalado.

Se você já possui um computador Apple com o MacOS X devidamente atualizado para a versão 10.5.5, basta agora simplesmente realizar o download e instalação do iPhone SDK, que se encontra disponível no endereço http://developer.apple.com/iphone. Para isso, você deve se registrar para só então realizar o download da imagem de disco do instalador que se encontra no link chamado “iPhone SDK for iPhone OS 2.2.

Uma vez concluído o download, basta ir na pasta onde se encontra a imagem de disco do instalador e dê dois clique no mesmo para abri-lo, conforme na Figura 2.

 

Figura 2. Abrindo a imagem de disco

 

Surgirá a tela exibindo o conteúdo da imagem de disco do instalador conforme na Figura 3.

 

Figura 3. Conteúdo da imagem de disco

 

Em seguida, dê dois cliques no ícone “iPhone SDK” para iniciar o instalador. Surgirá a tela de confirmação da instalação apresentada na Figura 4, onde você deve clicar em “Continuar”.

 

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo