Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 24. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

 

-TOP: 0cm; BORDER-BOTTOM: medium none; TEXT-ALIGN: left; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-padding-alt: 1.0pt 4.0pt 1.0pt 4.0pt" align=left>Neste artigo veremos a definição de cloud computing e os tipos de serviços oferecidos em cloud. Em seguida, mostraremos um exemplo prático do desenvolvimento de uma aplicação nessa plataforma.

 

Para que serve:

O desenvolvimento de aplicações em cloud permite o uso de um ambiente de baixo custo, altamente escalável, em que os recursos são pagos à medida que são usados e que não requer do desenvolvedor investimentos em infraestrutura de servidores e nem os custos de mantê-los funcionado.

 

Em que situação o tema útil:

Ao escolher uma plataforma para desenvolver novas aplicações web, os desenvolvedores devem avaliar as alternativas disponíveis em cloud, com o objetivo de otimizar custos de infraestrutura de hardware e software na criação de aplicações escaláveis.

 

 

Ao acessar um serviço de webmail, como o Gmail, a partir de qualquer lugar e sem se preocupar com os limites de armazenamento, você pode não saber, mas está fazendo uso de cloud computing, ou computação em nuvem. Cloud computing é um modelo de computação em que recursos de TI são consumidos sob demanda e providos no formato de serviços, por um conjunto massivo de servidores, através de protocolos usados na Internet.

Dentre as vantagens desse modelo computacional, a que tem chamado mais atenção é a possibilidade de utilizar, a um baixo custo, serviços de processamento e armazenamento de dados escaláveis e elásticos, cujo uso pode aumentar e diminuir de acordo com a necessidade do cliente. Além disso, toda essa infra-estrutura está disponível para todos, desde o pequeno empreendedor com um cartão de crédito, até as grandes corporações, que gastam milhões com tecnologia da informação. No caso das grandes empresas, transferir o processamento dos seus data centers para a cloud representa menos gastos com servidores e redução dos custos para mantê-los funcionando.

Além de aplicações Web 2.0, como o Gmail, a cloud computing oferece outros tipos de serviços, apresentados na Tabela 1.

 

Tipo de serviço

Descrição

Exemplos

Aplicações Web 2.0

Serviços web de última geração.

Google Docs e Flickr.

Software-as-a-Service (SaaS)

Aplicações de negócio disponibilizadas em web sites.

Salesforce.com e IBM Bluehouse.

App-components-as-a-service

Componentes disponíveis em cloud que podem ser usados em conjunto para compor mashups.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo