Artigo Webmobile 6 - Desenvolvendo uma aplicação Java Web com o NetBeans

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Artigo publicado pela revista WebMobile edição 6

 

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 6. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

wm06_capa.JPG

imagem_pdf.jpg

Desenvolvendo uma aplicação Java Web com o NetBeans

Saber desenvolver aplicações web é quase um pré-requisito para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho. Some-se a isso as tecnologias Java e Tomcat, e começamos a ter um diferencial uma vez que estas tecnologias são bastante utilizadas neste cenário.

Nesta matéria serão abordadas três tecnologias que, trabalhando em conjunto, são um ótimo ponto de partida para aqueles que estão começando a dar os passos inicias no desenvolvimento de soluções Java web e, um prato cheio para os desenvolvedores mais experientes: Tomcat, NetBeans e Java (mais especificamente, JSP - Java Server Pages). Para isto, será explicado como:

·       proceder a instalação e configuração do servidor Tomcat;

·       desenvolver uma aplicação web em Java utilizando o NetBeans, e;

·       implantar a aplicação construída no servidor Tomcat.

Instalando e configurando o Tomcat

O Tomcat é um servidor de aplicações Java para web, sendo parte da plataforma J2EE. Ele é desenvolvido como um projeto aberto e é liberado sobre a Apache Software License. É um servidor muito bem conceituado para as tecnologias Java Servlet e JSP.

Antes de darmos início à instalação do nosso servidor Tomcat, devemos definir o ambiente que montaremos e fazer o download dos arquivos necessários para sua configuração. Neste artigo, o ambiente considerado será:

·       Windows XP Service Pack 2;

·       JDK 1.5;

·       NetBeans 4.1;

·       Tomcat 5.5.9.

 

Considerando que já estejamos com o sistema operacional, NetBeans e JDK instalados, deve-se fazer o download do Tomcat 5.5.9 em http://mirrors.uol.com.br/pub/apache/jakarta/tomcat-5/v5.5.9/bin/jakarta-tomcat-5.5.9.exe.

A partir de agora iremos aprender como instalar e configurar o Tomcat para funcionar como servidor stand-alone (isto é, sem necessidade de outros servidores). Para isto, inicie o programa instalador (dando um duplo clique em jakarta-tomcat-5.5.9.exe). O assistente de instalação será iniciado e no diálogo de Boas-vindas, clique no botão Next (ver Figura 1).

 

Figura 1. Iniciando a instalação do Tomcat.

 

Na próxima tela, estando de acordo com os termos da licença do software, clique no botão "I Agree" para prosseguir.

Agora é hora de definir quais componentes serão considerados na instalação do Tomcat. Existem alguns tipos de instalação (Normal, Full, Miminum e Custom) (Figura 2). Escolhemos o tipo Full. Este, além do núcleo essencial (core) do Tomcat, traz consigo toda a documentação e, exemplos de Servlet e JSP. Um outro ponto que merece destaque nesta tela é a presença de uma opção para ativação do Tomcat como serviço toda vez que o Windows for iniciado (sub-opção service da opção Tomcat) (ler Nota 1). Selecionada a opção Full, clique no botão Next para dar prosseguimento à instalação.

 

Figura 2. Definindo os componentes para instalação do Tomcat.

 

Nota 1. Ativação do Tomcat

A instalação do Tomcat 5 sempre cria um serviço do Windows (NT/2000/XP/2003) para o Tomcat. Entretanto, na opção Normal o serviço é instalado com ativação manual. Se você preferir que o serviço do Tomcat seja ativado automaticamente sempre que o Windows for iniciado, basta expandir o componente "Tomcat" e selecionar o componente "Service". Ainda assim, o tipo de inicialização do serviço do Tomcat pode ser facilmente alterado entre Manual ou Automático a qualquer momento após a instalação. Isso pode ser feito de diferentes formas.

Primeiro, dê um clique com o botão direito no ícone de execução do Tomcat e selecione a opção Configure.... Será apresentada a janela da Figura 3. Perceba que o campo Startup Type está configurado para Automatic em decorrência da opção definida durante a instalação. Podemos alterar este campo para Manual ou Disabled. Ainda nesta tela, é possível também interromper, inicializar, pausar e reiniciar o serviço Tomcat.

Segundo, acesse a ferramenta de administração de serviços do Windows seguindo o caminho: Iniciar | Painel de Controle | Ferramentas Administrativas | Serviços. Lá encontraremos o serviço do Tomcat e também poderemos interrompê-lo, inicia-lo e reinicia-lo (ver Figura 4).

 

Figura 3. Configurando a ativação do Tomcat.

 

Figura 4. Configurando a ativação do Tomcat via administração de serviços do Windows.

 

Neste momento será confirmado o local de instalação do software. Defina o local e em seguida clique em "Next" para prosseguir."

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?