Artigo Webmobile 6 - Uma questão de lógica em Smartphone

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Artigo publicado pela revista WebMobile edição 6

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Uma questão de lógica em Smartphone

 

Vamos começar um excitante desafio para todos nós desenvolvedores. Um desafio que certifica nossa lógica! E para incrementar mais ainda a competição, utilizaremos o Visual Studio 2005 Beta 2, a linguagem C# e Smartphone 2003.

É usual nos dias atuais encontrar empresas que utilizam testes de lógica em seus exames admissionais. Confesso que a empresa que dirijo é adepta desde procedimento com inúmeros resultados positivos em nosso histórico de contratações.

A questão que surgiu no início de nossas operações foi: como atestar se o candidato à oportunidade seria apropriado à mesma. Na época em que fundamos nossa empresa, o .NET ainda era Beta (na primeira versão) e, portanto, não podíamos exigir este requisito dos pretendentes. Nossa proposta era, e ainda é, de formar nossos colaboradores. Contudo, para selecioná-los precisávamos de uma orientação profissional diferenciada – visto que tínhamos uma proposta inovadora.

Em uma reunião onde estavam presentes eu, Mauro Sant’Anna e uma psicóloga experiente chamada Gisele Baraldi, decidimos constituir um teste de lógica que valeria 5 pontos e um teste prático construindo um simples “sisteminha” em qualquer linguagem que finalizaria com mais 5 pontos. Os desenvolvedores com resultados superiores a 8 seriam contratados.

Eu considero este fato marcante em nosso histórico de realizações e o utilizo como inspiração para esse artigo.

Primeiramente partiremos do princípio de que todos os softwares necessários para construir este programa estão previamente e corretamente instalados. São eles: Visual Studio 2005 Beta 2 (version 8.0.50215.44 beta2.050215.4400) com a ferramenta C#.NET e o ActiveSync 4.0 (ler Nota 1). Nos testes em minha máquina, tivemos problemas com a conexão entre o deploy do Visual Studio 2005 para o emulador smartphone, portanto fizemos o deploy para o aparelho MPX220 da Motorola – que funcionou perfeitamente.

 

Nota 1. ActiveSync 4.0

ActiveSync é a ferramenta responsável pela comunicação e sincronização do smartphone com algum computador, a partir do computador. O Visual Studio 2005 somente é compatível com o ActiveSync 4.0, que também está na versão beta. Você pode efetuar o download através do link http://msdn.microsoft.com/mobility/windowsmobile/downloads/default.aspx.

 

Certos da afirmação no parágrafo anterior, nosso próximo dever é escolher que tipo de jogo utilizaremos. Escolhi um “jogo de lógica” e faço neste presente momento um brinde à criatividade. O funcionamento do jogo consiste dos seguintes passos:

1.       Serão distribuídos em um formulário 16 botões numerados;

2.       Todos estes botões estarão na cor azul (cyan);

3.       Ao clicar em um botão, o mesmo, os botões diretamente acima, abaixo, à esquerda e à direita terão sua cor alterada para vermelho (no formato de uma cruz);

4.       Caso alguns dos botões já esteja na cor vermelha, o mesmo retornará à cor inicial;

5.       O objetivo do jogo é criar uma seqüência lógica de clique em botões tornando todos os botões do formulário na cor vermelha.

 

Após entendermos a regra do jogo, consideramos estimulante manter o “terror” sobre o desafio em alta. Se você leitor está menosprezando as dificuldades baseado no fato de já existir uma implementação pronta do jogo para ambiente windows form, entenda que as diferenças entre os ambientes são tão significativas que somente o algoritmo original será utilizado – objetos, eventos e outras técnicas terão que ser adaptadas. Ilustrando a afirmativa com mais transparência, por exemplo, no ambiente smartphone windows form não existe o componente button, “peça chave” da primeira implementação.

Quando começamos a arquitetar o jogo neste ambiente novo, com antecipação percebemos e implementamos a solução para o seguinte problema: definido que o substituto do componente "

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