As classes em funcionamento

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Artigo sobre POO para iniciantes, com fim didático.

Descrição das classes, dos objetos e como se relacionam.

Informe de Victorino Blanco González
URL: http://www.criarweb.com

Como dita o título deste ponto um objeto é precisamente isso: "Uma classe em movimento". Podemos ver a relação entre classe e objeto deste modo.

Suponhamos por exemplo uma classe chamada "Mamífero". Como na "vida real" você pode encontrar pela rua com "Pessoas", "Cachorros", "Gatos" ... que evidentemente pertencem a essa classe "Mamífero", mas você não vai encontrar com um "Mamífero" por si só.

Mais ou menos essa é a relação entre classe e objeto. Uma classe é uma especificação de como deve ser um objeto para pertencer a essa classe e por conseguinte, um objeto é um exemplar individual de uma classe.

Tomando como exemplo nossa classe "Fichas" vemos que todas as fichas têm que ter uma cor como característica que a defina. Ou seja, nossos objetos "ficha" serão fichas brancas, pretas, etc.

Na hora de "agir" portanto será feito sobre um objeto em concreto. Em um objeto pode se acessar a seus métodos e às variáveis membros que tiver, sempre claro que sejam ambos declarados na classe como acessíveis.

A acessibilidade para métodos e variáveis depende em primeira instância da acessibilidade à classe a qual pertencem. Se a classe for acessível então depende em segunda instância destas normas:

Acessibilidade de variáveis e métodos: depende dos seguintes modificadores de acesso que se coloca (ou não) diante da variável em sua declaração ou do método em sua definição.

  • "public": Dá acessibilidade completa à variável, pode-se ver desde a própria classe, dentro e fora do mesmo "package" e em qualquer "subclasse" da classe na que se declara, estando no mesmo ou em diferente "package".
  • "protected": Pode-se acessar desde a própria classe, desde o mesmo "package" e desde qualquer "subclasse", porém não se pode ver desde uma classe de outro "package".
  • "private": Só se pode acessar desde a própria classe.
  • "package": É a opção por padrão (como se não fosse colocado nada). Proporciona acessibilidade desde o próprio "package" e portanto, logicamente desde a própria classe e ademais desde qualquer subclasse que esteja dentro do mesmo "package".

Uma vez tendo claras as normas sobre a acessibilidade em Java, veremos alguns exemplos de utilização dos objetos em Java.
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?