Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Este artigo vai abordar de uma forma simples e direta como podemos utilizar um padrão de projeto simples de ser entendido para a criação de aplicações web modulares, realizando o acesso a dados através de um framework ORM.

Para que serve

Utilizar uma tecnologia que seja baseada em padrões de projeto e bem estruturada pode ser o caminho mais rápido para o sucesso em sua implementação. Desta forma o ASP.NET MVC vem facilitar a implementação de aplicações multicamadas, facilitando a manutenção do software.

Em que situação o tema é útil

Algumas situações exigem que seja necessário programarmos alguma aplicação em que a forma como ela é exibida não possa ser acoplada a sua regra de negócio. Utilizando o MVC podemos ter a separação distinta de responsabilidades com o menor impacto possível na regra de negócio, isolando cada camada com sua determinada responsabilidade.

ASP.NET MVC

Utilizar um padrão de projeto facilita muito a vida do programador, quando ele tem que dar manutenção em seu software. Aliar isso a uma tecnologia robusta que possa nos dar possibilidade de criação é melhor ainda. Este artigo vai mostrar em passos simples o que é o padrão MVC, seus usos e também como criar uma aplicação MVC 3 com acesso a dados em minutos com o Visual Studio 2010.

Ao pensarmos em aplicações web com o .NET Framework não podemos deixar de lembrar do ASP.NET tradicional. Ainda hoje muitas empresas utilizam este tipo de programação, onde realmente podemos fazer aplicações incríveis. Porém, novas necessidades e novos padrões foram surgindo para que facilite ainda mais nosso trabalho. Desta forma, o MVC vem resolver alguns problemas que tínhamos, deixando o código da aplicação limpo e separando a responsabilidade entre as camadas.

Uma aplicação tradicional ASP.NET é criada com o template padrão de projetos Web da plataforma .NET. Neste tipo de aplicação, temos o código da aplicação separado ou não da página web, no chamado code-behind, onde tratamos eventos e execução de código como se fosse uma aplicação Windows Forms.

Há algum tempo, a Microsoft tem dado extrema ênfase ao chamado ASP.NET MVC, que é uma forma de implementação da Microsoft para o padrão de projeto MVC, que significa Model – View – Controller, ou Modelo – Exibição – Controlador. Existem inúmeros outros frameworks para MVC no mercado, em quase todas as linguagens de programação mais utilizadas na web, como PHP, Ruby, dentre outros. Mas antes de aplicarmos este tipo de implementação nos nossos projetos, devemos entender o que é o padrão MVC, e no que ele pode nos ajudar.

O padrão MVC

O MVC é um padrão de projeto. Padrões de projeto podem ser entendidos como uma solução para algum problema, onde seja possível fazer reuso desta em situações semelhantes. Por ser de fácil implementação, este padrão pode não ser utilizado somente com aplicações Web, mais também com aplicativos Windows Forms ou WPF.

Por padrão, o MVC é dividido em três partes: O Model (modelo de dados), a View (a exibição dos dados) e o Controller (a ponte de ligação entre o Model e a View). Vamos entender cada um deles:

Model

O Model é a nossa representação do dado. Para facilitar o entendimento, vamos assumir que o Model é o que podemos mostrar ao usuário, quais informações vão estar disponíveis e que valor vai ter cada informação. Um exemplo de Model bem simples pode ser visto na Listagem 1, onde definimos os atributos de um carro.

Listagem 1. Classe Carro.cs


  public class Carro
  {
      public int CarroId { get; set; }
      public string Marca { get; set; }
      public string Modelo { get; set; }
      public int AnoFabricacao { get; set; }
      public string Cor { get; set; }
      public decimal QuilometragemRodada { get; set; }
  }

View

A View vai ser onde exibiremos o dado. Vamos entender a View como sendo onde exibiremos o dado, se vai ser em tabelas, se vão ser colunas, se vai ser negrito, itálico ou sublinhado. Uma View é um arquivo com HTML e código C# junto, para exibição das informações, que veremos adiante como funciona. Um exemplo de uma View pode ser visto na Listagem 2. Uma View no ASP.NET MVC pode utilizar algumas View Engines para exibição do dado.

Uma View Engine para o ASP.NET MVC é um framework de exibição das informações. Este framework define quais elementos podem ser exibidos e como devem ser utilizados. A partir da versão 3.0 do ASP.NET MVC, o Visual Studio nos dá duas opções padrão de View Engines, a sintaxe ASPX padrão, como era antigamente antes do code-behind, e o Razor - uma nova forma mais fluída de inserir código nas páginas. Porém, não ficamos limitados a estes dois, podemos utilizar outras View Engines como Spark e NHaml.

Listagem 2. View


  <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>@ViewBag.Title</title>
    <link href="@Url.Content("~/Content/Site.css")" rel="stylesheet" type="text/css" />
    <script src="@Url.Content("~/Scripts/jquery-1.5.1.min.js")" type="text/javascript"></script>
</head>
 
<body>
    @RenderBody()
</body>
</html> ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo