Asp.net 2.0 – Administração do Web Site

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (2)  (0)

Veja neste artigo de Marcus Garcia como ficou mais fácil realizar uma série de tarefas utilizando o Web site Administration Tool.

Administrar alguns recursos como seu banco de dados, como quem pode se conectar, o que pode acessar, ativar a aplicação, disparar e-mail, definir páginas de erros, ativer trace, etc, ficou agora muito mais fácil. Concentrado em apenas um único lugar basta acessar o controle administrativo e com poucos cliques definir vários objetos do seu site.

Para acessar essa ferramenta clique no menu WebSite\ASP.NET Configuration


Criando Login com banco de dados diretamente do site

Umas das grandes inovações no Asp.NET 2.0, basta alguns passos para você ter um banco de dados acoplado em sua aplicação para controlar acessos (Logins)

Abra o Visual Studio 2005, crie um novo projeto (File/New Web Site), crie uma nova página (Botão direito do mouse sobre o nome do projeto (Figura 1)


Figura 1 – Criando uma nova página

Dê o nome para essa página de Login.aspx (Figura 2)


Figura 2 – Nomeando uma nova página

Agora vá para a Toolbox e arraste um componente de Login da Seção Login

(Figura 3)


Figura 3 – Arrastando componente de Login

Clique em Administer Website na smarttag do componente de login (Figura 4)


Figura 4 – Acessando a ferramenta de Administração do site

Clique na guia Security e na seqüência em Enable roles (Figura 5)


Figura 5 -  Configurando a segurança do site

Vamos agora definir o tipo de autenticação, para isso clique em Select authentication type ainda na guia Security (Figura 6) e defina como From the Internet


Figura 6 -  Configurando a forma de autenticação no seu site

Clique agora em Create user ainda na guia Security  (figura 7) e adicione um usuário, você vai notar que trata-se de uma formulário completo, inclusive com validadores funcionando também.


Figura 7 – Definindo um primeiro usuário

Agora feche a ferramenta de administração e volte a IDE do Visual Studio, note que agora na Solutions Explorer temos um novo diretório (Figura 8)


Figura 8 – Novo diretório contendo o BD da aplicação

Nesse novo diretório (Figura 8) esta contido o banco de dados criado automaticamente pela sua ferramenta de administração, explore o BD e chegará ao usuário criado. O próximo passo será testar o que fizemos agora. Clique em (F5) para executar. (Figura9)


Figura 9 – Login funcionando

Precisamos agora de um formulário para Login para sua aplicação. Para isso crie uma nova página, o nome será Cadastro.aspx e na seqüência arraste da Toolbox na seção de Login um componente CreateUserWizard (Figura 10)


Figura 10 – Componente de Cadastro de usuários

Agora, volte a página default.aspx, que contém o componente de login e altere o redirecionamento de página para cadastro.aspx caso a senha seja válida. (Figura 11)


Figura 11 – página de destino do Login caso True alterado

Defina default.aspx como página inicial e execute novamente (F5), entre com o usuário e senha cadastrados anteriormente e na seqüência será redirecionado para a página cadastro.aspx. . (Figura 12)


Figura 12 – página de cadastro chamada através do redirecionamento após login bem sucedido.

CONCLUSÃO

Exstem muitas situações onde se torna necessário ter um website criado de forma simples e rápida utilizando recursos embutidos na própria ferramenta de desenvolvimento. Implementar segurança mínima através de senhas de acesso utilizando um banco de dados é necessidade de todo e qualquer site e totalmente possível nas novas versões do Visual Studio 2005.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?