Do que trata o artigo

Neste artigo será apresentado o framework AJAX Control Toolkit e como este pode ser utilizado em parceria com o ASP.NET 4 e o Visual Studio 2010 para construção de aplicações web ricas e focadas na experiência do usuário.

Para que serve

O AJAX Control Toolkit serve para criar aplicações com navegação intuitiva e disposição de informações de forma suave, proporcionando ao desenvolvedor maior produtividade, já que os controles AJAX encontram-se previamente implementados.

Em que situação o tema é útil

Os controles do AJAX Control Toolkit são úteis em situações rotineiras para o desenvolvedor, como validações de formulários, construção de menus personalizados, editores HTML, uploads assíncronos, calendários etc.

Resumo do DevMan

O ASP.NET AJAX Control Toolkit é framework de componentes assíncronos disponibilizado gratuitamente pela Microsoft para o desenvolvimento de aplicações Web ricas. Com alguns exemplos práticos, este artigo pretende mostrar-lhe como incrementar suas aplicações Web, de modo que estas ofereçam alto nível de interatividade aos usuários. Neste artigo serão apresentados controles para validação de formulários, nível de segurança de senhas e uploads assíncronos.

A internet é um cenário que passa por mudanças constantes e, para os desenvolvedores Web, isso é motivo de fascínio. A Web 2.0 trouxe consigo mudanças significativas na forma de navegação dos usuários através das páginas. De uma Web estática, com hiperlinks que apontavam para páginas comuns, passou-se a uma Web dinâmica onde repositórios de dados eram a tônica dos Web Sites, possibilitando assim, a construção de páginas modelo exibindo apenas as informações provenientes destes repositórios. Finalmente, chegamos na internet atual, onde interatividade é a palavra chave. Neste contexto, o AJAX (Asynchronous JavaScript and XML) apresentou-se como principal agente executor de tal mudança.

AJAX é um modelo de desenvolvimento que utiliza de forma otimizada diversos recursos client-side (JavaScript, DOM e XMLHttpRequest) para efetuar chamadas assíncronas ao servidor, possibilitando assim o carregamento de informações em partes isoladas da página Web sem a necessidade do carregamento total da mesma, como tradicionalmente ocorre.

Nota: XMLHttpRequest é um componente da linguagem JavaScript que possibilita o envio e recebimento dos dados no servidor sem a necessidade de executar postback em toda a página.

O emprego do AJAX torna-se especialmente importante no cenário da internet atual, onde usuários precisam ter sua experiência com as aplicações desta natureza, cada vez mais enriquecidas. É inimaginável em um aplicativo Web atual, a ausência de chamadas assíncronas para exibição e/ou manipulação de informações. A ideia envolvida ao adotar-se AJAX em um projeto Web é justamente a de proporcionar ao usuário final um nível de navegabilidade e usabilidade próximo ao de aplicações desktop, possibilitando assim uma migração leve entre estes dois ambientes.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo