Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Este artigo mostra na prática como utilizar as novas bibliotecas JavaScript da Microsoft incorporadas na versão 4.0 do ASP.NET.


Para que serve

As novas bibliotecas JavaScript irão auxiliar o desenvolvimento de aplicações baseadas em dados, permitindo de forma simples e prática acessar, manipular e exibir estes dados nos browsers. É possível trabalhar em conjunto com frameworks JavaScript existentes no mercado aproveitando o melhor do que eles têm a oferecer.


Em que situação o tema é útil

Na criação de aplicações web que manipulam dados, sejam estes dados provenientes de Web Services ASMX, serviços WCF, ou mesmo dados pré-fixados. Com a utilização das novas bibliotecas JavaScript a manipulação e criação de controles (no cliente) torna-se simples e igual tanto em aplicações Web Forms como em aplicações ASP.NET MVC.

Resumo do DevMan

O desenvolvimento de aplicações voltadas para a internet ganhou força com tecnologias como o AJAX, que passaram a proporcionar uma melhor experiência para os usuários finais. Após lançar uma série de controles que habilitam facilmente a utilização do AJAX, a Microsoft lança todo um framework JavaScript que, além de permitir trabalhar de forma simples com AJAX, possibilita a manipulação e criação de objetos no cliente e também o trabalho com dados provenientes do servidor, fazendo o binding diretamente com templates HTML, tudo isso sendo executado totalmente no browser. Neste artigo exploraremos estas funcionalidades criando um pequeno cliente para o Twitter.

A Microsoft está lançando uma versão diferente da sua biblioteca para trabalhar com JavaScript e realizar chamadas e tarefas AJAX no servidor, o ASP.NET Ajax Library. Esta nova biblioteca, que ainda está em sua versão beta, pode ser encontrada aqui em http://ajax.codeplex.com/ e está inteiramente disponibilizada em arquivos JavaScript, ao contrário das versões anteriores do framework AJAX para o ASP.NET que vinha disponibilizado na forma de Web Controls. Sendo assim, é interessante notar que esta biblioteca pode ser utilizada com Web Forms, ASP.NET MVC ou mesmo simples páginas HTML.

O grande diferencial desta biblioteca é que ela permite a produção de aplicações orientadas a dados (Data-Driven), para serem executadas inteiramente no Web Browser, isto é, não é necessário nenhum código adicional no servidor, nem a criação de controles (textboxes, comboboxes, gridviews etc.). É possível criar aplicações totalmente client-side. A biblioteca permite o binding (ligação) de dados e a manipulação dos mesmos totalmente no cliente, através de JavaScript. Esta biblioteca é suportada pelos browsers mais comuns e mais utilizados no mercado: Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Apple Safari e IE. É interessante notar que esta biblioteca se integra com bibliotecas JavaScript já existentes no mercado, como o JQuery.

Nota do DevMan

O termo client-side é utilizado para representar processamento realizado pelo browser de quem acessa um site. Em geral são códigos JavaScript que são executados pelo browser quando o mesmo está no processo de renderização da página ou quando algum tipo de evento é disparado, como o clique de um botão.

Resumindo, as seguintes razões são apresentadas para a adoção do ASP.NET Ajax Library:

• Processamento AJAX totalmente client-side – bibliotecas são incluídas sem utilização de tecnologias no lado do servidor;

• Proporciona melhor eficiência para aplicações Web Forms, pois todo processamento ou parte dele pode ser feito pelo browser;

• Atualização parcial de páginas Web Forms onde apenas o conteúdo que foi alterado é atualizado;

• Integração de código no browser com serviços ASP.NET como Forms Authentication, Roles e Profiles;

• Criação automática de classes proxy para consumo de Web Services ASMX, ou mesmo serviços WCF;

• Permite a customização de Server Controls adicionando funcionalidades que são executadas no browser;

• Suporte aos browsers comerciais mais utilizados.

Uma outra característica bastante interessante do Ajax Library é o fato de permitir a utilização de recursos JavaScript e AJAX de forma declarativa e não apenas de forma imperativa, como ocorre com a maioria das bibliotecas JavaScript disponíveis no mercado.

Nota do DevMan

Web Services ASMX são serviços expostos de maneira tradicional através de HTTP e utilizando WSDL, estando disponíveis desde a primeira versão do framework. A versão 3.0 do .NET Framework introduziu o WCF – Windows Communication Foundation, capaz de expor serviços através de diversos protocolos, não somente o HTTP.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo