Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Neste artigo os principais fundamentos de desenvolvimento de projetos web serão apresentados. Tratará de demonstrar a arquitetura de um projeto do tipo Web Application e Web Site, manutenção, características básicas, algumas das suas funcionalidades e utilizações.


Para que serve

A finalidade do artigo é apresentar quais as principais diferenças na criação de projetos web. Dessa forma, auxiliando na escolha do melhor tipo de projeto a ser utilizado em um determinado caso de uso.


Em que situação o tema é útil

Permite explorar, de forma mais aprofundada, os conceitos de projetos voltados para a internet solucionando possíveis dúvidas de escolha na criação de uma aplicação. Será possível verificar em qual situação um determinado modelo melhor se enquadra para obter o custo/benefício mais adequado no seu desenvolvimento e manutenção.

Resumo do DevMan

Este artigo abordará as principais diferenças entre um projeto do tipo Web Application e um projeto do tipo Web Site para o desenvolvimento de um aplicativo web. Como introdução é demonstrado o processo de desenvolvimento de um site, passando pelo planejamento, análise, design, criação das interfaces, programação das funcionalidades, compilação, testes e implantação em um servidor. Relacionado ao planejamento é possível escolher determinados tipos de templates a serem utilizados no projeto, com isso acelerando o desenvolvimento, visto que irá utilizar modelos pré-determinados com funcionalidades específicas. Para esses modelos, existem determinados tipos de arquivos e os principais podem ser analisados no decorrer deste artigo. Após, é demonstrado como criar um projeto do tipo Web Application, suas funcionalidades, comportamento, tipos de arquivos e pastas presentes na Solution Explorer do Visual Studio 2010. Tratamento semelhante é apresentado para um projeto do tipo Web Site. Por fim, as principais diferenças são destacadas e uma tabela comparativa com algumas situações de uso é descrita.

Ao criar um projeto web em ASP.ET, existem duas possibilidades, a criação de um Web Site ou a criação de um Web Application. Muitas vezes podemos parar para pensar e realizar a pergunta de qual o modelo é mais adequado para determinado tipo de situação. Ou então, utilizando uma maneira nada adequada de se pensar, simplesmente utilizar sempre um determinado tipo de projeto e ignorar o restante, fazendo com que este tipo de projeto se adapte ao seu desenvolvimento. Outras vezes, podemos nos deparar com situações em que realizamos a escolha errada do tipo de projeto ou então ela não oferece suporte para determinado tipo de tarefa.

O processo de desenvolvimento de aplicações web

Uma aplicação web possui algumas características próprias de planejamento do projeto, desenvolvimento, testes e implantações em servidores. Devido à utilização da internet e de um browser para a visualização de suas páginas web, estas características de planejamento e desenvolvimento são diferenciadas das de um aplicativo Windows tradicional.

Como o aplicativo será voltado para a web, este projeto deverá ter uma especificação e um planejamento de design adequado para atender ao conjunto de requisitos necessários para o desenvolvimento de todo o projeto de uma forma clara, coerente e concisa.

Quando um novo projeto web é criado, o Visual Studio se encarrega de criar os arquivos iniciais para o desenvolvimento de aplicativos, este projeto deve ser considerado seu projeto base e, a partir dele, é que devemos adicionar as funcionalidades necessárias para o funcionamento do aplicativo, tomando por base o que foi planejado pelo passo anterior, a especificação do projeto e design.

Com o projeto criado, interfaces do aplicativo são definidas, os controles adicionados, necessários ao funcionamento de cada formulário. Para isso pode ser utilizado o ambiente de design do Visual Studio ou diretamente por meio de código. As propriedades iniciais de cada formulário e de seus objetos são definidas, além do código necessário para dar funcionalidade ao aplicativo.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo