Artigo no estilo: Curso

Do que trata o artigo

O artigo trata do uso do Google API. O mesmo é uma biblioteca utilizada para a integração de aplicações com seus serviços web. Além disso, serão mostradas as diferenças do Google Data API para o Google Data Protocol.

Em que situação o tema é útil

O tema é útil quando for necessário criar aplicações que possam ser integradas a serviços do Google, como o Google Maps, Google Calendar entre outros.

Resumo do DevMan

Atualmente é muito comum que as aplicações criem um serviço para outras aplicações consumirem suas informações. Sites como Google, Facebook e Twitter, criaram API’s para que isso seja possível. Na primeira parte deste artigo será mostrado as principais funcionalidades e recursos do Google API, assim como entender o funcionamento de seus protocolos de comunicação e principalmente a autenticação e autorização do mesmo.

O objetivo deste artigo é mostrar o Google API, um conjunto de bibliotecas que tem por objetivo facilitar a integração de aplicações de terceiros com suas principais ferramentas do mercado, como Youtube, Picasa Web, Orkut, Google Maps etc. Na primeira parte deste artigo iremos focar nos seus principais conceitos e entender suas formas de integração.

Além disso, o artigo será divido em algumas partes, sendo que na primeira será realizada uma introdução ao Google API e, na próximas, exemplos com outras API’S, como o Picasa Web Albums. Este que também é um serviço da Google para criação de álbuns de fotos e diversas outras informações. Em vez de armazenarmos fotos em nossos computadores, podemos deixar as mesmas online e compartilhar com outras pessoas. Além disso, o Google utiliza este serviço dentro do Orkut e Blogger. Na prática, quando você envia uma foto pelos dois últimos produtos citados, o mesmo armazena no Picasa Web Albuns.

Não confunda Picasa Web Albums com o Picasa. Este último é um software para armazenamento e organização de suas fotos, onde posteriormente se tornou um serviço de armazenamento online, recebendo o nome citado anteriormente.

O objetivo de integramos esse serviço em nossa aplicação é que economizamos tempo, visto que ganhamos produtividade no desenvolvimento já que existe um serviço pronto para ser consumido. Veja os principais recursos que você possui na API do Picasa:

  • Listar, editar, excluir e inserir álbuns/fotos;
  • Listar fotos por álbum e por algum usuário especifico (dono de um álbum “X”);
  • Associar tags para álbuns e fotos (este é importante no momento que for necessário pesquisar por alguma foto “X”). Por exemplo, quando você criar um álbum pode associar palavras chaves ao mesmo, como “fotos de .NET”;
  • Listar, editar, excluir e inserir comentários em fotos.

Essas são apenas algumas das possibilidades que você possui nesta API.

Nota do DevMan

Picasa Web é um serviço gratuito do Google para o armazenamento e compartilhamento de fotos na internet. Tem total integração com o programa de computador de mesmo nome, Picasa, em sua opção Álbuns da Web, sincronizando os álbuns de fotos locais com os online.

Atualmente o Google disponibiliza um tamanho razoável gratuito para o armazenamento das fotos, mas também tem planos pagos para armazenamento extra (neste caso o espaço extra é compartilhado com os serviços Gmail e Google Docs).

O serviço tem atualmente o recurso de reconhecimento facial, geolocalização integrado com o serviço Google Maps e o programa de computador Google Earth e compartilhamento de fotos.

Google Data API e Google Data Protocol

O Google Data API é baseado no Google Data Protocol, que é basicamente o serviço a ser utilizado na integração com as ferramentas da Google.

Caso você utilize o Google Data Protocol é necessário realizar uma integração direta com ele, sem a possibilidade de trabalhar com algum Client especifico, visto que a sua integração funciona diretamente com o protocolo HTTP, baseado nos métodos GET e POST. Para isto, basta que você conheça as URL’s e os devidos parâmetros que devem ser informados. O retorno dessas informações podem ser via XML ou JSon, por exemplo. Atualmente, até o final da escrita deste artigo, a versão do Google Data Protocol é a 2.0.

É importante salientar que no Google Data Protocol e, independente do serviço que você vai utilizar (seja o Picasa Web Albums ou Google Calendar), existe diversas ações, entre elas:

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo