ASP.NET Dynamic Data

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Neste artigo veremos o que é ASP.NET Dynamic Data Support e como criar páginas utilizando o ASP.NET Dynamic Data Support.

Esse artigo faz parte da revista WebMobile edição 20. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem_pdf.jpg

 

ASP.NET

ASP.NET Dynamic Data

ASP.NET 3.5 Extensions Preview

 Neste artigo veremos

·     O que é ASP.NET Dynamic Data Support;

·     Como criar páginas utilizando o ASP.NET Dynamic Data Support;

Qual a finalidade

·     Entender como funciona o ASP.NET Dynamic Data Support, para que serve como utilizá-lo no dia-a-dia;

Quais situações utilizam esses recursos?

·     O DDS pode ser utilizado para criar qualquer tipo de site automaticamente e em uma velocidade incrível;

 

Resumo do DevMan

         A Microsoft vem investindo em ferramentas que facilitam o dia-a-dia do desenvolvedor. Com o ASP.NET Dynamic Data Support é possível desenvolver completas aplicações Web apenas arrastando e soltando controles na tela., É incrível como é fácil de usar e de entender os conceitos desse recurso.

 

Imagine uma ferramenta que cria automaticamente suas aplicações na Web? Basta você indicar um banco de dados do SQL Server, e as tabelas que deseja. E com base nessas informações, essa miraculosa ferramenta irá gerar, em tempo de execução, todas as páginas e rotinas de manutenção cadastral (CRUDCreate, Read, Update e Delete) das tabelas que você escolheu. Não seria o máximo?

Não precisa imaginar muito, pois existe uma ferramenta destas para o ASP.NET, e ela se chama ASP.NET Dynamic Data Support. Neste artigo você verá como baixar, instalar e utilizar esta fantástica ferramenta que vai aumentar significativamente a produtividade de quem desenvolve aplicações ASP.NET.

Onde encontrar o ASP.NET Dynamic Data Support

Infelizmente o ASP.NET Dynamic Data Support não está presente na versão 3.5 da plataforma .NET Framework. Isso porque ele ainda está em desenvolvimento, mas felizmente temos como conferir essa tecnologia através de diversas maneiras.

O ASP.NET DDS faz parte de um conjunto de funcionalidades chamado ASP.NET 3.5 Extensions Preview, e pode ser livremente baixado através do seguinte link: www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=A9C6BC06-B894-4B11-8300-35BD2F8FC908&displaylang=en.

O ASP.NET Extensions Preview é para ser utilizado no Visual Studio 2008, e portanto não contém apenas o ASP.NET Dynamic Data Support. Junto com ele temos outras novidades interessantes, como por exemplo: ASP.NET MVC Framework, ASP.NET Controls for Silverlight, ADO.NET Data Services, Entity Framework runtime, e novas features para o ASP.NET AJAX.

Você também encontra essas, e outras funcionalidades, no .NET Framework 3.5 Service Pack 1 que ainda está na sua versão Beta, mas que também pode ser feito o download através deste link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=23516C63-2DB2-4E7F-AABA-32B12D6E025C&displaylang=en.

Também é possível instalar este pacote na versão 2005 do Visual Studio, porém é preciso baixar uma versão anterior a essa, conhecida como ASP.NET Futures (July/2007), que você encontra aqui www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyId=A5189BCB-EF81-4C12-9733-E294D13A58E6&displaylang=en.

É claro que a versão para o Visual Studio 2008 possui mais novidades (e menos problemas), mas salvo algumas diferenças, é possível utilizar o ASP.NET Dynamic Data em qualquer uma destas versões. Neste artigo iremos utilizar o ASP.NET 3.5 Extensions Preview em um Visual Studio 2008 Professional Edition.

 

Baixando e instalando o ASP.NET 3.5 Extension Preview

Antes de qualquer coisa, é importante que você tenha o Visual Studio 2008 instalado. Você também pode utilizar a versão gratuita para desenvolvimento de aplicações Web, o Visual Web Developer 2008 Express Edition.

Somente depois do Visual Studio 2008 instalado, baixe o executável ASPNetExt.exe do link indicado no inicio deste artigo e proceda com a sua instalação. A instalação é muito simples, basta aceitar os termos de licença da Microsoft, veja na Figura 1.

Observe também nessa figura, que junto com as novidades do ASP.NET, neste pacote temos o ADO.NET Entity Framework 1.0 (Pre-Release Version). O "

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?